Pela primeira vez na sua história, o Firefox alcançou uma quota de mercado mundial de 20 por cento. O browser já havia sido responsável por uma participação de 29 por cento na Europa mas nunca tinha chegado tão longe a nível global.

Já o seu principal competidor, o Internet Explorer, continua liderar as preferências nos internautas de todo o mundo. A aplicação da Microsoft alcança actualmente uma quota de mercado de 71 por cento, mostram os dados da Net Applications.

Os resultados obtidos pelo Firefox no mês passado reflectem o sucesso das estratégias de negócio da Mozilla que, desde Junho deste ano, têm sido responsáveis pela colocação da quota de mercado do browser a rondar os 18 por cento.

Já o Chrome, que teve um inicio estrondoso aquando o seu lançamento, passou a ser utilizado por um número ínfimo de utilizadores - face aos seus concorrentes. Durante o mês passado, a quota de mercado máxima atingida pelo browser da Google foi de 1,16 por cento. À excepção de mais um par de dias, a quota do software não chegou sequer a atingir um ponto percentual.

Por fim, a Net Applications refere que desde o final de Agosto, 51 por cento dos utilizadores do Firefox já actualizaram o software para a versão 3.0. é de recordar que a Mozilla já está a trabalhar na versão 3.1 que, segundo a fundação, permitirá navegar "sem deixar rasto".