O Firefox chegou hoje aos mil milhões de downloads. A informação é avançada por um perfil (não oficial) no Twitter dedicado à contagem: o FirefoxCounter.

A página no Twitter não pertence à Mozilla, mas dedica-se a cruzar os números dos downloads das diferentes versões do browser.

No site Spread Firefox a própria empresa oferecia uma caixa para que os utilizadores pudessem acompanhar a contagem, esperando atingir a marca dos mil milhões de carregamentos algures durante o final desta semana.

A Mozilla está a preparar um site para comemorar a marca, que ainda não se encontrava disponível à data da notícia.

Talvez devido à expectativa gerada em redor da meta dos mil milhões, o ritmo dos downloads acelerou e, ao que o TeK apurou, pelas 15:57 - hora do último tweet disponível - já o browser havia sido descarregado 1,000,100,924 vezes.

De acordo com a informação veiculada pela Mozilla, o Firefox chegou a atingir os 22,5 downloads por segundo.

A mais recente versão do browser da raposa, o Firefox 3.5, foi lançada em Junho e o acolhimento tem sido significativo. Poucos dias após a estreia, a companhia lançou a iniciativa Download Day. O objectivo era atingir o maior número de downloads de sempre num único dia para um único produto de software. A versão 3.5 foi descarregada mais de 8 milhões de vezes em 24 horas.

O Firefox tem actualmente uma quota de 22,5 por cento no mercado mundial de browsers, de acordo com os dados da NetApplications.

A Statcounter atribuía-lhe uma participação de 27,6 por cento, no início de Julho (que ainda não abrangia o 3.5), com o Internet Explorer na liderança com 60 por cento, mas a perder terreno relativamente a contagens anteriores.

Na Europa, o Firefox 3.0 liderou o mercado em Abril, destronando o Internet Explorer 7, até então detentor do título.