A alternativa ao Internet Explorer desenvolvida no âmbito da Fundação Mozilla está a comemorar cinco anos de vida. O Firefox é um produto open source que conta com os esforços de desenvolvimento de uma comunidade de programadores e que ao longo dos anos tem conseguido afirmar-se como alternativa, de facto, ao IE da Microsoft que na altura em que o Firefox foi lançado dominava cerca de 95 por cento do mercado.

Hoje o Firefox tem cerca de 330 milhões de utilizadores o que lhe concede uma quota próxima dos 25 por cento. Está actualmente na versão 3.5 e já a caminho de uma renovação, que a fundação garante será mais rápida que a última, estreitando os intervalos de tempo que até agora têm separado os diversos lançamentos. Esse intervalo era até agora de cerca de um ano.

Chris Blizzard, da Mozilla, comentou a propósito do aniversário que ao longo dos últimos cinco anos a Fundação esteve concentrada nos cinco anos seguintes. "A Web é mais rápida e não mais lenta e os navegadores modernos devem estar preparados para funcionar tendo em conta esse facto".

A Mozilla também sublinha as grandes mudanças ocorridas nos cinco anos de existência do Firefox, com a concorrência no mercado dos browsers a aumentar fortemente, graças à entrada de novos players.

Alguns nomes a reter nesta área são os da Opera - também como uma versão móvel do produto com o mesmo nome - ou da Google, que lançou o Chrome. Muito mediático mas ainda pouco efectivo em termos de adesão de utilizadores. Mais antiga é a alternativa da Apple, através do Safari, que controla 4,4 por cento do mercado.

O nascimento do Firefox aconteceu no dia 9 de Novembro de 2004. Quatro dias depois de ter sido lançado já um milhão de utilizadores o tinha descarregado.