Na sexta-feira passada, dia 29 de Abril, a Mozilla Foundation comemorou a marca de mais de 50 milhões de downloads do browser open-source Firefox. Nas primeiras 24 horas do seu lançamento, em Novembro de 2004, o Firefox ultrapassou um milhão de downloads, chegando aos 25 milhões em Fevereiro deste ano.



No site da iniciativa Spreading Firefox, a fundação afirma agora que vai criar uma edição limitada de moedas a ser distribuida pelos promotores das histórias online de distribuição do browser. Será ainda atribuido um prémio ao dono do site afiliado a partir do qual foi feito o download número 50 milhões.


No site da fundação Blake Ross defende que "Este não é apenas um número para nós. É a validação de meia década de trabalho, e o começo de mais meia década".



Muito do interesse gerado à volta do Firefox deve-se às falhas de segurança existentes do internet Explorer. Apesar de não estar livre de erros, alguns analistas de open source salientam que a arquitectura do Firefox consegue ser mais segura que a IE, daí a sua popularidade.



O browser tem conquistado cada vez mais espaço no mercado dominado pelo Internet Explorer, da Microsoft, possuindo 8,69 por cento de quota de mercado juntamente com o browser Mozilla que registou uma subida de 0,24 por cento em relação a Fevereiro de 2005, refere a Mozzilla Foundation.

Recorde-se que a Microsoft revelou que a próxima versão do Internet Explorer (a 7.0) estará disponível para testes no Verão e que ainda recentemente a empresa norueguesa Opera lançou a versão 8 do seu browser, disputando todos o interesse dos utilizadores.



Notícias Relacionadas:

2005-02-16 - Nova versão do Internet Explorer disponível para testes no Verão

2004-09-23 - Nova versão do Firefox supera expectativas ultrapassando o milhão de downloads