A estreia do novo browser da Firefox reuniu alguma atenção mediática pelo seu renovado aspecto, mas sobretudo pela velocidade do sistema, que supera agora todas as propostas da concorrência. No entanto, nem por isso a Mozilla cruzou os braços. Brevemente, os utilizadores vão poder contar com uma nova funcionalidade que vai assinalar todos os websites que já foram hackados no passado.

Novo Firefox v57 é um ataque declarado à concorrência e a velocidade é a sua maior arma
Novo Firefox v57 é um ataque declarado à concorrência e a velocidade é a sua maior arma
Ver artigo

Segundo a empresa, a ferramenta está a ser desenvolvida em parceria com o portal "Have I Been Pwned", que confirma aos internautas se as suas credenciais estiveram envolvidas em algum roubo de dados.

A atualização que contém esta opção ainda está numa fase muito prematura, mas já é possível descarregá-la através do Github e adicioná-la manualmente ao Firefox. Note, no entanto, que só irá funcionar com a Developer Edition.

Na prática, a versão atual confronta apenas as listas de sites hackados disponíveis no "Have I Been Pwned", marcando todos os contemplados neste portal com um aviso que aparecerá quando o utilizador abrir o portal em questão.

Para já, o grupo responsável pelo desenvolvimento desta funcionalidade ainda está a debater ideias para dar novas utilidades à informação que têm em mãos, mas não há dúvidas de que esta será uma forma eficiente de alertar os internautas acerca da segurança dos sites que visitam. Isto pode representar a diferença entre a necessidade de mudar (ou não) a password de uma dada conta.