O SAPO TEK experienciou um novo esquema de fraude no TikTok, que tem como objetivo aumentar de forma artificial o número de likes dos posts na rede social, assim como os comentários e seguidores. E com isto, um aumento de visualizações dos próprios conteúdos. Tudo começa com um grupo no WhatsApp, ao qual o SAPO TEK foi adicionado automaticamente pelo administrador.

O número utilizado para criar o grupo tinha o indicativo (+62) da Indonésia, mas os administradores do grupo têm números nacionais, sendo ajudados por bots para responder às questões. As dezenas de números adicionados ao grupo são também de utilizadores de operadoras portuguesas.

“Olá e bem-vindo à equipe de promoção do TikTok. Estamos procurando os melhores talentos para se juntarem a nós e participarem de promoções de eventos para ajudar os comerciantes, criadores e outros influenciadores do Tiktok a promover e aumentar suas contas juntos”, lê-se numa mensagem de boas-vindas ao grupo, em português do Brasil, acrescentando que se aplica ao TikTok e suas afiliadas em todo o mundo.

Veja na galeria as imagens da atividade do esquema "dos likes" do TikTok no grupo do WhatsApp:

Na mensagem seguinte, é explicado aos utilizadores adicionados que poderiam ganhar dinheiro extra durante os tempos livros, bastando dar like, comentar e seguir uma conta, pagando 2 euros por cada conta. Foram fornecidos três endereços de contas, dando um total de 6 euros pela ação. Pediu-se que fossem partilhadas imagens de captura do ecrã com as respetivas ações no grupo. E o respetivo autor deveria depois contactar um “auditor” através de um endereço no Telegram para “receber a recompensa”.

De notar que o TikTok já tinha deixado o alerta deste tipo de esquemas que envolvem o uso do seu nome. “Tipicamente envolve a criação de grupos de conversação ou envio de mensagens não solicitadas a indivíduos, convidando-as a executar tarefas tais como seguir contas do TikTok, dar likes e comentar, em troca de benefícios monetários ou ofertas de oportunidades de emprego”.

O TikTok afirma que este tipo de mensagens são esquemas, pois tanto a rede social como os seus parceiros não operam desta forma. “Por favor, esteja atento e pense duas vezes antes de partilhar informações pessoais ou enviar dinheiro. Verifique sempre as fontes de informação”.

O certo é que durante a nossa permanência do referido grupo foi observado o comportamento, tanto dos utilizadores, como do administrador do grupo. Os utilizadores frustrados por serem adicionados ao grupo e que escreveram a relatar viram de imediato as suas mensagens apagadas e a serem banidos do grupo.

Por outro lado, muitos utilizadores foram fazem perguntas para esclarecer dúvidas, com resposta imediata do chatbot que gere a conta de administrador. Algumas das respostas nem sequer faziam grande sentido às questões colocadas. Um dos utilizadores perguntou como é que receberia o dinheiro, pois não iria fornecer informações bancárias. E a resposta foi imediata, referindo que não existem taxas ou registo e que a participação no evento era gratuita. E que as recompensas seriam emitidas via MB WAY.

As mensagens parecem depois um pouco aleatórias e com a mesma informação pedida pelos utilizadores. Mas infelizmente isso não demoveu alguns dos visados de partilhar então as imagens de prova das contas do TikTok com as quais tinham de interagir. Pelo meio, alguns "utilizadores" foram colocando supostas capturas de ecrã a confirmar as transferências dos ganhos com as respetivas ações.

Se for adicionado a este tipo de grupos para esquemas fraudulentos, não responda ao grupo e saia de imediato do mesmo. O WhatsApp automaticamente apresenta essa opção no ecrã para utilizadores que são adicionados em grupos por alguém que não faz parte da lista de contatos.

Deve também denunciar o respetivo grupo. Para isso, prima nos três pontinhos no topo à direita e escolha a opção “Mais” em baixo e toque em “Denunciar”. Fomos ainda contactados de forma privada por um dos administradores, suposto recrutador de uma agência, a perguntar se estaríamos ali para um trabalho online.

Nota de redação: O SAPO TEK rasurou os números dos utilizadores adicionados ao grupo, mas manteve os dos administradores deste grupo de esquema.