O concerto virtual de Travis Scott foi um sucesso, não só porque atraiu cerca de 27 milhões de espectadores, mas porque todo o aparato criado em torno da performance foi amplamente louvado online, tanto por jogadores como por não jogadores. A Epic Games decidiu não ignorar o feedback positivo e vai agora dar seguimento ao "festival" com mais uma atuação, desta vez de Anderson Paak.

O concerto faz parte do Spotlight, uma série de atuações virtuais anunciada pelo jogo. O Spotlight começou no dia 12, com uma performance do artista Dominic Fike, e faz parte de uma estratégia maior que tem o objetivo de tornar o Fortnite num ponto de passagem de relevo para a indústria musical.

Concerto virtual de Travis Scott leva fãs de Fortnite ao rubro. Ainda pode assistir no jogo
Concerto virtual de Travis Scott leva fãs de Fortnite ao rubro. Ainda pode assistir no jogo
Ver artigo

De acordo com Nate Nanzer, responsável pelo gabinete de parcerias do Fortnite, este palco virtual "é uma paragem na tour" de um músico. "Se estiveres em tour, vais querer tocar no palco do Fortnite. É uma oportunidade única de chegar a um público que, se calhar, de outra forma, não consegues atingir", afirma.

A Epic Games construiu um espaço para receber estes artistas, onde capta as imagens que transmite para o jogo. Anderson Paak vai atuar no Party Royale Spotlight, em Los Angeles, ao passo que os utilizadores poderão assistir ao concerto no próximo sábado, dia 19, a partir das 22 horas de Portugal continental. Este espaço conta com câmaras robóticas que podem ser operadas remotamente, para que nenhum artista ou funcionário seja exposto ao risco de contágio. A Epic espera conseguir, num futuro breve, articular estas transmissões com efeitos em realidade aumentada.

Paak é mais um dos grandes nomes que passa assim por Fortnite, juntando-se ao já mencionado Travis Scott, Steve Aoki e Marshmello, por exemplo, mas sabemos que a empresa tem mais artistas para anunciar durante as próximas semanas.

Nesta ilha virtual, onde são transmitidos os concertos, já foram organizados outros eventos, como a transmissão do trailer do filme Tenet, de Christopher Nolan, e inclusivamente alguns dos seus trabalhos, como Inception, e um debate acerca das questões raciais nos EUA, apenas para nomear alguns.