Os portugueses preferem fazer uma avaliação dos produtos e serviços que comprar nos fóruns online do que nas redes sociais Facebook e Twitter. Seja para dizer bem do produto ou para dizer mal, os internautas fazem-no em maior número nos fóruns.



Um total de 44% dos utilizadores diz bem dos produtos nos fóruns, contra 40% que faz uma avaliação positiva nas redes sociais, enquanto 47% usa os fóruns para dizer mal de uma compra, contra 38% nas redes sociais.



Os valores portugueses são menores aos que se verificam na Europa, mas a tendência é a mesma: 52% diz bem e 47% diz mal dos produtos nos fóruns, ao passo que as opiniões favoráveis nas redes sociais totalizam 42% e as avaliações negativas 34%, de acordo com o Observador do Cetelem.



Em causa parece estar o conceito de rede social e de fórum e as ideias associadas que as pessoas têm das diferentes plataformas. Em comunicado o diretor de marketing do Cetelem Portugal, Diogo Lopes Pereira, lembra que as redes sociais são uma mistura do espaço público e do privado, o que parece tornar menos legítima uma avaliação de produtos nestes ambientes sociais.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico