Ainda se lembra do desafio viral do vestido que pôs os internautas a tentar adivinhar qual era a verdadeira cor de um vestido? Agora há um novo debate online semelhante, mas que desafia a adivinhar corretamente qual é a fotografia e qual é a imagem gerada por inteligência artificial.

As imagens, que retratam uma rapariga deitada num campo de flores, acederam o debate entre internautas no Reddit. Por um lado, há quem analise todos os pormenores da imagens ao mais ínfimo detalhe para tentar chegar a uma resposta. Por outro, há quem ache que esta é uma pergunta com “rasteira” e que, na verdade, ambas foras geradas com recurso a uma ferramenta de IA.

Qual destas imagens foi feita através de IA? Clique para ver com mais detalhe 

A questão torna-se ainda mais complicada quando consideramos que quem fez a publicação original ainda não revelou a resposta, avança o website BGR. À medida que a tecnologia se torna mais avançada, distinguir entre fotografias e imagens geradas por IA é cada vez mais difícil, o que levanta sérias preocupações sobre o seu impacto.

Por exemplo, ainda esta semana, investigadores do Center for Countering Digital Hate (CCDH), alertaram para o impacto das ferramentas de IA da OpenAI e Microsoft, que podem ser usadas para criar imagens falsas ou manipuladas utilizadas em campanhas de desinformação durante eleições.

Outro dos impactos preocupantes é a utilização da tecnologia para gerar deepfakes sexuais, algo que gera também preocupação em Portugal, com os casos a alastrarem no nosso país. A questão é um dos temas abordados pelo SAPO TEK num dossier dedicado ao "lado negro" da IA.

Encontrar uma solução definitiva não é fácil, mas marcas de água ou etiquetas específicas podem ser uma hipótese. Ainda em fevereiro, a OpenAI anunciou que a tecnologia Dall-E 3 colocaria marcas de água digitais nas imagens geradas por IA.

Clique nas imagens para ver o sistema de marcas de água do DALL-E 3

A OpenAI não é a única a implementar medidas semelhantes. A Meta está também a reforçar a identificação de imagens geradas por IA no Facebook, Instagram e Threads.

Como saber se uma imagem foi feita por IA generativa? Estas etiquetas online vão dar uma ajuda
Como saber se uma imagem foi feita por IA generativa? Estas etiquetas online vão dar uma ajuda
Ver artigo

Há também as Content Credentials, já implementadas pela Adobe desde 2021 e que passaram a estar disponíveis mais tarde no Photoshop e no Firefly, o modelo de criação de imagens com IA generativa da empresa.

No ano passado, empresas, como a Microsoft, a Leica e a Nikon juntaram-se à Adobe na Content Authenticity Initiative (CAI), uma iniciativa com vista à implementação das Content Credentials pela indústria. As empresas compõem também a Coalition for Content Provenance and Authenticity (C2PA), que desenvolveu as especificações técnicas das Content Credentials.

Nota de redação: a notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 10h21)