Ainda se lembra do desafio viral do vestido que pôs os internautas a tentar adivinhar qual era a verdadeira cor de um vestido? Agora há um novo debate online semelhante, mas que desafia a adivinhar corretamente qual é a fotografia e qual é a imagem gerada por inteligência artificial.
As imagens, que retratam uma rapariga deitada num campo de flores, acederam o debate entre internautas no Reddit. Por um lado, há quem analise todos os pormenores da imagens ao mais ínfimo detalhe para tentar chegar a uma resposta. Por outro, há quem ache que esta é uma pergunta com “rasteira” e que, na verdade, ambas foras geradas com recurso a uma ferramenta de IA.
Qual destas imagens foi feita através de IA? Clique para ver com mais detalhe
A questão torna-se ainda mais complicada quando consideramos que quem fez a publicação original ainda não revelou a resposta, avança o website BGR. À medida que a tecnologia se torna mais avançada, distinguir entre fotografias e imagens geradas por IA é cada vez mais difícil, o que levanta sérias preocupações sobre o seu impacto.
Por exemplo, ainda esta semana, investigadores do Center for Countering Digital Hate (CCDH), alertaram para o impacto das ferramentas de IA da OpenAI e Microsoft, que podem ser usadas para criar imagens falsas ou manipuladas utilizadas em campanhas de desinformação durante eleições.
Outro dos impactos preocupantes é a utilização da tecnologia para gerar deepfakes sexuais, algo que gera também preocupação em Portugal, com os casos a alastrarem no nosso país. A questão é um dos temas abordados pelo SAPO TEK num dossier dedicado ao "lado negro" da IA.
Encontrar uma solução definitiva não é fácil, mas marcas de água ou etiquetas específicas podem ser uma hipótese. Ainda em fevereiro, a OpenAI anunciou que a tecnologia Dall-E 3 colocaria marcas de água digitais nas imagens geradas por IA.
Clique nas imagens para ver o sistema de marcas de água do DALL-E 3
A OpenAI não é a única a implementar medidas semelhantes. A Meta está também a reforçar a identificação de imagens geradas por IA no Facebook, Instagram e Threads.
Há também as Content Credentials, já implementadas pela Adobe desde 2021 e que passaram a estar disponíveis mais tarde no Photoshop e no Firefly, o modelo de criação de imagens com IA generativa da empresa.
No ano passado, empresas, como a Microsoft, a Leica e a Nikon juntaram-se à Adobe na Content Authenticity Initiative (CAI), uma iniciativa com vista à implementação das Content Credentials pela indústria. As empresas compõem também a Coalition for Content Provenance and Authenticity (C2PA), que desenvolveu as especificações técnicas das Content Credentials.
Nota de redação: a notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 10h21)
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