Em comunicado, Nick Clegg, presidente de assuntos globais da Meta, explica que a empresa já aplica etiquetas específicas para as imagens fotorrealistas geradas através das suas ferramentas de IA.

De acordo com o responsável, a Meta tem vindo a trabalhar com outros parceiros da indústria para desenvolver um conjunto de normas técnicas que permitam sinalizar quando um determinado conteúdo foi criado com recurso a soluções de IA de empresas como Google, OpenAI, Microsoft, Adobe, Midjourney ou Shutterstock.

A detecção destes sinais dará à Meta a capacidade de identificar mais claramente imagens geradas por IA que os utilizadores publicam no Facebook, Instagram e Threads.

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Nick Clegg detalha que a empresa está a desenvolver esta capacidade e que, nos próximos meses, começará a aplicar etiquetas para conteúdos gerados por IA em todos os idiomas suportados por cada uma das aplicações.

Para a empresa, a abordagem desempenha também um papel relevante na preparação para os vários momentos eleitorais ao longo de 2024.

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Embora algumas tecnológicas já tenham começado a incluir sinais para facilitar a detecção de imagens geradas através de ferramentas de IA, a questão torna-se mais complicada no que respeita a vídeos e áudios gerados através desta tecnologia.

“Enquanto a indústria ainda está a trabalhar no desenvolvimento desta capacidade, estamos a adicionar uma funcionalidade que permitirá que as pessoas indiquem quando partilham vídeos ou áudios gerados por IA, de modo a que possamos adicionar etiquetas ao conteúdo”, afirma o responsável.

Segundo a empresa, os utilizadores que publicarem conteúdo deste tipo sem avisar a empresa poderão arriscar-se a penalizações. Além disso, se uma imagem, vídeo ou áudio gerado ou manipulado por IA apresentar um risco elevado de induzir o público a erro relativamente a assuntos importantes, a Meta poderá adicionar etiquetas com contexto adicional.