A França sabe que a Internet se tornou uma plataforma por excelência para o comércio de produtos e serviços e não está disposta a perder impostos com isso. Numa altura em que a Web é cada vez mais usada para transações comerciais, o país procura novas estratégias para assegurar que as taxas são pagas também por quem vende online.

Com esse objetivo em mente, o governo francês encomendou um estudo que visa encontrar meios de assegurar que as grandes retalhistas, que geram grandes volumes de receitas com produtos e serviços destinados ao país, pagam os impostos devidos pelas transações em causa.

A decisão foi anunciada ontem pelo governo, que espera estar em conduções de apresentar, lá mais para o final do ano, medidas mais precisas para fazer face a esta realidade, reporta a Agência France Press.

Os especialistas contratados deverão elaborar um relatório sobre a forma como deverão ser taxados, atendendo à localização geográfica, os lucros, vendas outras contas passíveis de serem tidas em conta efeitos de tributação, explicaram os ministérios das finanças e economia num comunicado enviado à imprensa local.

"O nosso sistema fiscal tem dificuldades em integrar novas formas de transação, decorrentes da economia digital. Isto resulta numa perda de receitas para as finanças públicas e numa desvantagem competitiva para as empresas francesas face a grupos internacionais que se organizam para fugir à carga fiscal ou diminuí-la", defenderam os responsáveis, citados pela agência.

O responsável da Federação Francesa das Telecomunicações (FFT) disse ainda à AFP que as principais visadas por este tipo de medidas seriam as gigantes Google, Apple, Facebook e Amazon, cujo volume estimado de receitas anuais em França se situa perto dos cinco mil milhões de euros.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.