A France Télécom lançou recentemente um pacote de oferta do tipo "Computador + Ligação à Internet", que permite que os franceses adquirem um PC desktop HP Pavilion 451 ou um portátil zt 1162 da mesma gama da Hewlett-Packard, juntamente com uma impressora de jacto de tinta Deskjet 920c também da mesma marca e um cartão pré-pago de Wanadoo de ligação à Internet, com 10 horas já incluídas, por apenas 58 ou 85 euros - no caso do notebook - por mês durante três anos.



Esta oferta assemelha-se a um crédito de aproximadamente 9 por cento durante 36 meses. Por outro lado, o cliente apenas é obrigado a manter-se ligado ao Wanadoo, fornecedor de acesso à Internet da operadora francesa de telecomunicações, durante 12 meses.



A France Télécom dá assim o seu primeiro passo no sector das ofertas conjuntas, depois de empresas como a Infonie, Club-Internet ou determinados supermercados terem lançado no território francês iniciativas integradas que ofereciam um computador e uma ligação à Internet. Estas ofertas não alcançaram, contudo, grande sucesso.



Agora, a operadora incumbente lançou o pacote "Tout compris", que integra duas versões: a "Tout Compris Famille", que propõe um PC Hewlett-Packard Pavilion 451 em conjunto com uma impressora de jacto de tinta a cores Deskjet 920c e de uma ligação à Internet já com 10 horas de navegação grátis incluídas, e a "Tout Compris Portable", que substitui o Pavilion 451 por um notebook zt 1162. Os dois computadores contém configurações multimédia de topo de gama que são mais do que suficientes para as necessidades familiares.



Os pacotes vão ser comercializados nas 650 lojas France Télécom, um sistema de distribuição que a concorrência, fornecedores de acesso à Internet ou estabelecimentos comerciais, poderão considerar anti-concorrencial. Contudo, a operadora de telecomunicações comercializa desde há muito tempo no seu site uma vasta gama de produtos informáticos. Para além disso, a empresa tinha já tentado há cerca de dois anos uma experiência semelhante em Paris com os computadores iMac da Apple.



Este modelo de juntar o computador ao pacote de acesso à Internet foi já também tentado em Portugal com o Net4All da Telepac (veja Notícias Relacionadas). Lançado em Maio de 2001, consistia num pacote genérico com combinação de várias marcas de equipamentos, mas o Gabinete de Comunicação da Telepac admite que "era uma solução limitada no tempo". Embora o Net4All tenha terminado, a empresa continua a manter ofertas em que conjuga pacotes de computador + impressora e Internet, mas em parceria com os bancos Caixa Geral de Depósitos, BPI e BES.




Notícias Relacionadas:

2001-12-24 - Wanadoo Interactive sob suspeita da Comissão Europeia

2001-10-01 - France Télècom com ADSL em mais de 50% da rede


2001-05-14 - Net4All: a Internet para todos