A Federal Trade Commission, o organismo norte-americano que fiscaliza as actividades económicas mo país, viu-se na obrigação de notificar os responsáveis de alguns sites que operam no Estados Unidos e que apresentam tratamentos ou soluções "milagrosas" para as doenças causadas pelo anthrax, varíola e outros agentes infecciosos utilizados no bioterrorismo.



Segundo a agência norte-americana para o comércio, entre as soluções milagrosas propostas pode encontrar-se óleo de oregãos, água mineral de zinco ou suplementos dietéticos, tratamentos alternativos sem qualquer comprovação científica, salienta o organismo.



Embora não revele os nomes ou endereços dos sites visados, a FTC diz ter enviado cerca de 40 mensagens de correio electrónico avisando os seus responsáveis de que teriam uma semana para retirar os conteúdos que disponibilizam online, sob o risco de verem a sua actividade suspensa ou de ter que indemnizar os consumidores.



"Estes operadores têm de encerrar estas áreas dos seus sites ou enfrentar a respectiva sanção", afirmou Howard Beales, o director para a protecção do consumidor da FTC, em declarações à Associated Press. "Isto deverá ajudar a pôr um fim ao marketing enganoso que se vale do receio das pessoas face ao anthrax, varíola e outras ameaças biológicas ou químicas".



A FTC tem vindo a trabalhar com outras entidades em 30 estados no encalço de produtos que falsamente reivindicam proteger contra, detectar, prevenir ou tratar agentes biológicos e químicos. Entre os produtos encontrados incluem-se máscaras de gás e fatos de protecção, esterilizadores de correio, remédios homeopáticos e suplementos dietéticos.

Notícias Relacionadas:

2001-06-15 - FTC processa empresas que vendem medicamentos falsos online