A Federal Trade Comission deu há pouco tempo início a uma campanha legal contra o envio de anúncios publicitários pop up não desejados, acusando uma empresa californiana de "high-tech extortion" na promoção de uma ferramenta de software que servia para bloquear o mesmo tipo de mensagens que enviava antecipadamente.



A FTC conseguiu uma ordem de restrição temporária contra a D-Squared Solutions, que acusa de ilegalmente se aproveitar da aplicação Windows Messenger Service da Microsoft para enviar incomodativas mensagens pop-up não desejadas aos utilizadores Internet, a cada dez minutos, para seguidamente promover uma solução anti-spam própria.



O director da agência de protecção ao consumidor da FTC, Howard Beales, citado pela Associated Press, afirma que os responsáveis da empresa "criavam um problema e tentavam cobrar dinheiro aos clientes para a sua solução". Ele chama a isso "high-tech extortion" e "um modelo de negócio muito injusto".



A FTC pediu ao juiz para impedir a D-Squared de enviar mais publicidade e de vender o seu software anti-spam. Pretende igualmente que a D-Squared indemnize os consumidores que, com a "campanha promocional", acabaram por comprar o seu software.



Até agora, a empresa acusada ainda não comentou o sucedido, segundo a Associated Press.



Nos documentos entregues em tribunal, a FTC alega que os anúncios causaram "o injurio substancial" dos consumidores, citando perda de dados, computadores crashados, frustração e aborrecimento. Beales distingue as práticas da D-Squared de outras formas de publicidade Internet, como o correio não solicitado, mensagens instantâneas não desejadas ou anúncios pop-up em sites Web.



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