Uma reportagem da Vice Motherboard revelou que empregados de diferentes departamentos do Snapchat tiveram acesso a dados privados dos utilizadores, entre os quais a informação da localização, os Snaps guardados (fotos ou vídeos), números de telefone e endereços de email através de uma ferramenta chamada SnapLion.
Não se sabe quantas pessoas tiveram acesso aos dados dos utilizadores, mas um antigo empregado da rede social terá referido que o abuso foi feito “algumas vezes” na empresa. A publicação falou com quatro outros ex-empregados e um que ainda está na empresa, que confirmaram a existência da ferramenta SnapLion. Dois desses ex-funcionários referiram que o acesso foi feito há alguns anos, não se sabendo se ainda é feito atualmente.
A ferramenta foi criada para lidar com spam, questões internas e abusos da plataforma, assim como obter provas para entregar às autoridades, quando solicitadas. Este género de ferramentas é utilizado por outras plataformas e redes sociais, igualmente com polémicas de abusos de empregados, levando as empresas a prometer controlos de privacidade mais estritos e ao despedimento dos respetivos funcionários.
Em destaque
-
Multimédia
SMART Play: LEGO quer dar mais vida às construções com blocos “inteligentes” -
App do dia
Bloop: a plataforma portuguesa que junta compras e redes sociais num só lugar -
Site do dia
Tenha acesso a todos os assistentes de IA num só local com o ChatLLM Teams -
How to TEK
Como tirar partido do Wi-Fi 7 no Windows 11 para acelerar a ligação à Internet?
Comentários