A Microsoft anunciou a disponibilização do Microsoft Designer a todos os utilizadores de Windows 11. A nova ferramenta está disponível gratuitamente em 80 idiomas na web e também como app para iOS e Android. Para já a ferramenta está integrada com o Word e o PowerPoint, para os subscritores Copilot Pro, sendo possível criar imagens com o apoio de IA sem sair daquelas aplicações.

A empresa explica que o software inclui novas funcionalidades para criar e a editar imagens, com a ajuda da Inteligência Artificial, bastando descrever o que se pretende para a aplicação o criar. E, ainda que não se saiba por onde começar, o Designer tem funcionalidades para ajudar o utilizador.

A aplicação é semelhante ao Canva, uma ferramenta de design gráfico gratuita e online que tem ganhado relevância, por exemplo, entre criadores de conteúdos e marketeers, na criação de publicações em redes sociais, apresentações, vídeos, logótipos e até CV.

Veja na galeria imagens das potencialidades do Microsoft Designer:

Com a nova aplicação da Microsoft, os utilizadores podem gerar imagens e designs com instruções de texto, incluindo convites, colagens, stickers, emojis, cliparts, papéis de parede ou avatares. Está disponível uma biblioteca de modelos de “prompts” criados para dar início aos processos criativos. Os prompts são instruções para orientar as soluções de inteligência artificial generativa (IA Gen) para a obtenção dos resultados desejados. Os modelos incluem estilos e descrições que podem ser experimentadas e personalizadas e até partilhados para trabalhar em equipa.

Copilot da Microsoft ganha versão Pro com modelo de subscrição a 20 dólares por mês
Copilot da Microsoft ganha versão Pro com modelo de subscrição a 20 dólares por mês
Ver artigo

O acesso incluído na subscrição Copilot Pro integra o Designer como o Word ou o PowerPoint. Deste modo, o utilizador pode estar a trabalhar nessas ferramentas e criar imagens sem sair das mesmas, bastando clicar no ícone do Copilot e descrever a imagem que gostaria de criar. Em breve será possível gerar um cabeçalho num documento Word com base no conteúdo do documento.

Entretanto, a empresa está a trabalhar na integração do Designer com outras aplicações. É o caso do Microsoft Photos que já está disponível no programa Windows Insiders para Windows 11, desde dia 17.

No futuro, sem sair do Photos, será possível editar fotografias para apagar objetos, remover fundos, cortar automaticamente, fazer ajustes, aplicar filtros, marcações ou até adicionar texto sem sair da aplicação.  Mais tarde será a vez do Edge.