O anúncio do alargamento do Microsoft 365 a empresas de todas as dimensões é provavelmente um dos passos mais relevantes na disseminação da ferramenta de inteligência artificial da tecnológica, retirando a fasquia de 300 assinaturas que antes existia e que bloqueava o acesso de PME à tecnologia. Para os particulares a novidade é o Copilot Pro, que tem um modelo de assinatura mensal associado e custa 20 dólares mas que ainda não está disponível para Portugal.

A integração de uma das versões mais avançadas do modelo da OpenAI, o GPT-4 Turbo, no Copilot vem garantir maior capacidade à ferramenta de inteligência artificial da Microsoft, com prioridade de acesso, e está acessível também para utilizadores individuais. O Copilot Pro já pode ser usado a partir de hoje em vários países, integrado com as ferramentas de produtividade do 365, o Word, Outlook, Excel, PowerPoint e OneNote, com garantia de respostas mais rápidas, melhor desempenho e proteção de dados.

A versão gratuita continua a poder ser usada, com utilização da inteligência artificial na Web e no PC e as funcionalidades que a Microsoft já tinha tornado acessíveis, incluindo a possibilidade de usar o GPT 4 e GPT-4 Turbo em alturas em que o modelo da OpenAI está com menor utilização, fora de "pico".

Veja o vídeo com as novas funcionalidades

Copilot ajusta automaticamente definições do Windows 11 em demonstração da Dell
Copilot ajusta automaticamente definições do Windows 11 em demonstração da Dell
Ver artigo

Com a versão paga os utilizadores ganham prioridade no acesso ao modelo GPT-4 Turbo, a integração com as ferramentas do Microsoft 365 para resumo de emails e documentos, mas também criação avançada de imagens, em formatos panorâmicos e melhor desempenho do que o garantido agora no Designer.

"É uma experiência integrada em todos os equipamentos, percebendo o contexto na web, no PC e em todas as aplicações para trazer as competências necessárias quando necessita delas", explica o post de Yusuf Mehdi, vice presidente executivo e responsável de marketing de consumo da Microsoft, adiantando que esta experiência estará em breve também no telefone.

Com esta a atualização também vai ser possível criar versões personalizadas do Copilot, os Copilot GPT, adaptados a um tema específico. Para isso a Microsoft vai ter em breve um Copilot GPT Builder, um modelo semelhante ao que a OpenAI está a oferecer também aos seus utilizadores avançados.

Copilot Pro Microsoft 365

Para as empresas há mais mudanças e reforço das capacidades. O Copilot já estava disponível como um suplemento para o Microsoft 365 desde novembro de 2023 mas com limites de acesso para empresas de maior dimensão, num número mínimo de 300 pessoas, uma barreira que é agora retirada.

Isto significa que também as pequenas e médias empresas podem agora aceder ao Copilot Pro com uma assinatura de 30 dólares por pessoa, por mês, enquanto os Office 365 E3 e E5 também podem agora integrar a ferramenta de inteligência artificial, quando antes era obrigatório ter uma licença de Microsoft 365. Para adicionar o Copilot a uma licença existente a Microsoft recomenda que as empresas contactem os seus representantes de vendas.

Para além das funcionalidades que o Copilot Pro traz aos utilizadores individuais, na versão para empresas o Copilot no Microsoft 365 também tem integração com o Teams, mas ainda com limitação a algumas línguas e países. Para já a ferramenta suporta inglês, espanhol, japonês, francês, alemão, português do brasil, italiano e chinês simplificado. A Microsoft tem planos para alargar o suporte a mais línguas na primeira metade de 2024, incluindo português de Portugal.

Para criarem os seus modelos Copilot GPT personalizados as empresas podem usar o Copilot Studio, personalizando a integração no Microsoft 365 e desenvolvendo plugins, que também podem ter definições mais seguras e modelos individualizados com acesso limitado a dados, controles de utilizadores e analítica.

O Copilot já tem uma app para Android e iOS, com as mesmas funcionalidades que existem no PC e acesso ao GPT-4 e Dall-E 3 para conversas e criar imagens. Agora passa a estar integrado na aplicação do Microsoft 365 para os smartphones e tablets Android e iOS, mas ainda sem as "adições" do Copilot Pro, que a empresa diz que chegará também em breve ao smartphone.

Microsoft Copilot app

O SAPO TEK já questionou a Microsoft para saber quando estará disponível em Portugal o Copilot Pro para particulares e qual será o preço a aplicar nestas assinaturas adicionais, mas essa informação ainda não está disponível. O acesso do Copilot para o Microsoft 365 para empresas já pode ser adicionado ao pacote de ferramentas, com a indicação de que as empresas devem contactar os seus representantes de vendas para o fazer.

Nota da Redação: foi adicionada mais informação com a resposta da Microsoft. Última atualização 17/01/2023 às 10h52