O Google anunciou em abril passado que iria ser introduzida no Gmail a possibilidade de agendar uma data e hora para o envio dos emails, de modo a que passasse a ser possível escrever mensagens e deixar programado o seu envio para mais tarde. No entanto, só agora o recurso está a funcionar em pleno, tanto na versão do Gmail para computador como para dispositivos móveis.

A nova funcionalidade é bastante fácil de usar e pode revelar-se útil, por exemplo, se desejar enviar uma mensagem de correio eletrónico a um destinatário que se encontre num fuso horário diferente, ou, simplesmente, programar uma comunicação para uma data e hora mais convenientes.

Para agendar uma mensagem pelo Gmail basta acompanhar os seguintes passos: selecionar a opção “Compor”, para criar um novo email; clicar no triângulo ao lado do botão azul "Enviar", que lhe vai dar acesso à opção “Agendar envio”; escolher entre uma das datas e horas sugeridas automaticamente, ou personalizar com o momento exato em que pretende que seja enviada a mensagem; e, por fim, concluir o processo clicando novamente em “Agendar envio”.

tek gmail agendar

No caso da aplicação para dispositivos móveis do Gmail o processo é muito semelhante. A única diferença é que em vez clicar no triângulo referido anteriormente, deverá aceder à funcionalidade selecionando os três pontos que se encontram no canto superior direito do ecrã.

Os emails agendados poderão ser encontrados numa nova pasta, com o nome “Agendados”, que é criada automaticamente sempre que existir um envio programado. Poderá, a qualquer momento, desistir de um envio que esteja agendado. Para tal, basta abrir a mensagem pretendida e selecionar a opção “Cancelar envio”, que se encontra no canto superior direito da janela.