Dezenas de milhares de utilizadores Gmail foram surpreendidos pelo desaparecimento de mensagens na sua caixa email, devido a uma falha no serviço de email da Google que deixou inacessíveis mensagens, anexos e registos de conversas (chat) armazenados nos últimos anos, avança a imprensa internacional.

Alguns dos utilizadores ter-se-ão mesmo deparado com caixas de correio electrónico totalmente vazias, com direito a recepção da mensagem de boas vindas ao serviço, enviada a novos clientes, relatam meios especializados como o Engadget.

De acordo com os cálculos do blog, serão cerca de 150.000 os utilizadores afectados pelo bug, uma estimativa que ontem, quando foi reportada a situação, apontava para os 500 mil (0,29% da base de clientes). A alteração deve-se ao esclarecimento por parte da Google de que as "vítimas" do problema corresponderia afinal a "menos de 0,08 por cento" do número global de utilizadores do serviço.

A empresa disse também que os seus engenheiros estavam a trabalhar numa solução mas ainda não tinha sido possível corrigir a falha. Assim, apenas alguns dos utilizadores tinham reavido os seus dados, mas contava resolver o problema "de todos os utilizadores num futuro próximo" - avisando, no entanto, que a referência temporal avançada é uma "estimativa e pode mudar".

Nota da Redacção: A notícia foi corrigida numa gralha na referência à percentagem de utilizadores afectados pela falha no Gmail.