A Google lançou hoje um conjunto de novos serviços e funcionalidades associadas ao seu serviço de pesquisa. Como já tinha feito para facilitar a selecção de critérios de pesquisa, a empresa adiciona agora também à abertura de páginas melhorias que a tornam quase instantânea.

Num evento com transmissão online, os responsáveis da Google explicaram que o novo Instant Pages tira partido das tecnologias de pré-renderização e previsão de preferências. Ou seja, enquanto o utilizador está a seleccionar o resultado de pesquisa que mais lhe interessa, o motor de busca vai pré-carregando as páginas que considere de selecção mais provável. Desta forma, quando o utilizador escolhe um resultado, este aparece quase imediatamente.



Durante o evento uma das experiências realizadas por um dos interlocutores da sessão visou a página do The Washington Post. Num browser sem o Instant Pages activo a página demorou 3,2 segundos a carregar os vários elementos que a compõem. No browser com Instant Pages activa o mesmo processo foi imediato.



"Nos 15 segundos que um utilizador em média leva para escolher um resultado antecipamos o carregamento das páginas", explicou Amit Singhal.


O mesmo responsável sublinhou que com o Google Instant a empresa já tinha conseguido que os utilizadores poupassem entre 2 a 5 segundos para chegar aos resultados de pesquisa que lhe interessam. Com o Instant Pages voltou a entregar mais 2 a 5 segundos a cada utilizador.



"No fim do dia o nosso objectivo é dar-vos a informação que precisam num piscar de olhos", referiu a propósito da nova característica que fica disponível na beta do Chrome ainda esta semana.



No mesmo evento a Google também anunciou novidades para a pesquisa móvel, renovando a interface da aplicação que permite pesquisar informação local, como restaurantes, hotéis ou outros interesses. A novidade está disponível a parir de hoje.



A Google mostrou ainda que já estendeu a pesquisa por voz ao desktop (para utilizadores do Chrome). Basta activar o ícone com um pequeno microfone, que começará a surgir na caixa de pesquisa do motor de pesquisa, para dizer o que procura usando a funcionalidade.



Na área da pesquisa por imagens também há novidades. Tal como o ícone de um microfone passará a ser o caminho para a pesquisa por voz, junto a esse ícone existirá uma câmara que permite accionar a pesquisa por imagens. "Ao clicar na câmara, você poderá carregar qualquer fotografia ou uma imagem URL da web e pedir ao Google para adivinhar o que é", detalha um comunicado.



Veja abaixo o Instant Pages em acção.





E a pesquisa por imagens ...


Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.