A integração com as informações das pesquisas de pessoas com quem os utilizadores se relacionam nas redes sociais já era uma realidade, mas agora a Google dá um passo em frente na personalização das pesquisas com a adopção de um sistema de recomendação, o Google +1.

A empresa já adoptou o sistema no seu site em inglês mas vai alargá-lo progressivamente a outros países. Quem não quiser esperar vai poder utilizar uma opção de opt-in através do website experimental de pesquisa.

O objectivo Google +1 é disponibilizar a cada utilizador os resultados mais relevantes nas pesquisas, que assentam também nas relações, adicionando maior confiança e credibilidade às escolhas.

Para recomendar um link os utilizadores devem clicar no botão +1 que surge ao lado dos resultados de pesquisa e anúncios. Se se enganar, há sempre a possibilidade de remover a opção.

[caption]google +1[/caption]

Essas recomendações vão passar a surgir nas pesquisas, sendo também alargados nas próximas semanas a outros sites e produtos da Google.

Mas para isso é preciso que o utilizador tenha um perfil público no Google, que será visível para todos e faz a ligação ao endereço de email. As escolhas feitas através do botão +1 passam a ser guardadas numa tab do perfil de cada utilizador, podendo essa informação ser pública ou privada.

[caption]google +1[/caption]

Para já as recomendações são partilhadas com as pessoas com quem cada internauta se relaciona através de serviços da Google, como o chat e contactos de email, mas em breve vão ser integradas outras ligações a sites como o Twitter.

De acordo com a informação disponibilizada pela Google, um utilizador que queira conhecer como e com quem está ligado poderá fazê-lo através da secção "ligações e conteúdos sociais" no Google Dashboard.

O vídeo que reproduzimos abaixo, produzido pela Google, explica melhor o serviço.