Os mapas ganham uma nova escala, que facilita a visualização de conteúdos e a perceção de rotas e caminhos. A informação que o utilizador quer pesquisar é relacionada com diferentes tipos de dados, consoante o texto: recomendações de amigos para restaurantes, por exemplo. O Zagat, que a empresa adquiriu, é uma das fontes relevantes no serviço.



Destacam-se ainda um conjunto de novas ferramentas de navegação que permitem explorar o mapa de forma mais personalizada e tendo em conta o tipo de viagem, passeio ou rota que o utilizador quer definir. A cada toque no mapa este redesenha-se para se adequar áquilo que o utilizador quer ver mostrado.



O novo Maps garante cobertura em direto de incidentes de tráfego para todo o mundo e faz sugestões de alteração de rota, sempre que é identificado um obstáculo. Também disponibiliza informação num menu integrado no mapa, consoante o transporte escolhido para percorrer um percurso, com horários de partida do comboio ou autocarro, por exemplo.

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Durante a apresentação a Google mostrou vários exemplos das diversas ferramentas de navegação que integram esta nova versão do Maps, que no verão chegará ao Android e ao iOS. Outro exemplo que merece destaque é a integração com o Google Earth, que faz fluir imagens reais de locais, incluindo do interior de monumentos por exemplo. Esta possibilidade surge diretamente a partir da vista de rua de forma fluida, sem necessidade de plug-ins ou outros artifícios.



As imagens usadas para criar perspetivas 3D de monumentos e locais de interesse podem ser enriquecidas com mais conteúdos carregados pelo utilizador.



A preview do novo Maps fica em preview, acessível através de convite, já esta semana.

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Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira