Em maio, a Google abriu o “laboratório” de pesquisa com IA generativa do Search Labs. Agora, a gigante de Mountain View anuncia um conjunto de novidades a caminho do programa que prometem ajudar os utilizadores a compreenderem de uma melhor forma a informação que encontram na Internet.

De acordo com a Google, as novas funcionalidades foram concebidas para melhorar a compreensão de conceitos mais complicados, assim como aceder aos pontos-chave de tópicos complexos e até ajudar a dar um “boost” às competências em programação.

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Em breve, a pesquisa com IA generativa vai passar a apresentar informação mais detalhada para vários tópicos relacionados com áreas como Ciência, Economia e História. Através desta novidade, os utilizadores com acesso ao “laboratório” de pesquisa poderão passar o cursor sobre determinadas palavras para ver definições, diagramas e imagens relacionadas.

A IA generativa pode ser uma útil ferramenta para programadores e, através da atualização, o “laboratório” passa a contar com novas formas de apresentar blocos de código, permitindo identificá-los e detetar bugs mais facilmente.

Em destaque está também uma nova experiência do Search Labs, que toma o nome “SGE while browsing”. O objetivo é dar aos utilizadores a possibilidade de usarem a tecnologia de IA generativa para navegarem mais facilmente pela informação online e para encontrarem o que procuram mais rapidamente.

Search Labs: Google abre “laboratório” de pesquisa com IA generativa a utilizadores nos Estados Unidos
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Segundo a Google, esta experiência foi também “especialmente concebida para ajudar as pessoas a interagir mais profundamente com conteúdo em formatos mais longos”. Nas páginas web compatíveis, com artigos disponíveis gratuitamente, os utilizadores terão acesso a uma lista de pontos-chave gerada por IA, que os leva diretamente aos assuntos que procuram.

Recorde-se que, de momento, o “laboratório” de pesquisa com IA generativa da Google está apenas disponível para um conjunto limitado de utilizadores nos Estados Unidos, através do Google Chrome e da aplicação do Google para Android e iOS.

Embora ainda não tenha uma previsão de quando o Search Labs estará disponível para outros países, a Google ambiciona expandir eventualmente o acesso a mais utilizadores em mais territórios fora dos Estados Unidos.