A inteligência artificial teve um lugar de destaque durante o Google I/O 2023. A pesquisa da Google é uma das áreas que vai ganhar mais “inteligência”, neste caso, com IA generativa. O Search Labs, o programa de teste das novidades de pesquisa anunciadas pela Google, abre agora as suas portas a utilizadores nos Estados Unidos.

Para poderem participar nas experiências do Search Lab, os utilizadores precisam de se juntar a uma lista de espera. A Google detalha que quem já se tinha inscrito anteriormente vai começar a ser notificado. Além da versão desktop do Chrome é possível aceder ao Search Labs através da app da Google, tanto para Android como para iOS.

A tecnológica afirma que a IA generativa permite agilizar as pesquisas, permitindo que os utilizadores encontrem mais facilmente a informação que procuram e ajudando-os a compreender determinados tópicos mais rapidamente e a descobrir novos pontos de vista.

Por exemplo, quando pesquisar por um novo tópico ou por um assunto que considera mais complicado poderá aceder a um breve sumário gerado por IA sobre os principais aspectos a ter em conta antes de se aventurar pelos links disponibilizados pelo motor de busca.

Google I/O 2023: Google apresenta dobrável Pixel Fold e um tablet. Tudo embrulhado em muita inteligência artificial
Google I/O 2023: Google apresenta dobrável Pixel Fold e um tablet. Tudo embrulhado em muita inteligência artificial
Ver artigo

Através das novas capacidades de pesquisa com IA generativa será também possível aceder a dicas sobre questões específicas. Além disso, ao pesquisar por produtos verá informação acerca dos mesmos que o poderá ajudar a decidir se serão, ou não, uma boa compra.

Além da pesquisa com IA generativa, o Search Labs inclui também outras duas experiências. Na primeira, os utilizadores com acesso ao “laboratório” poderão adicionar os resultados de pesquisas a documentos do Google Sheets que podem ser partilhados.

Já a segunda, que toma o nome Code Tips, foi concebida para programadores e permite usar o “poder” dos modelos de linguagem de grande escala para dar dicas e resposta a questões sobre linguagens de programação, incluindo C, C++, Go, Java, JavaScript, Kotlin, Python e TypeScript, assim como ferramentas e algoritmos.

Clique nas imagens para recordar o Google I/O 2023