Chama-se Schema, junta a Google a Microsoft e a Yahoo e assume a forma de portal onde se explica como funcionam os sistemas de busca, com o objectivo de ajudar websmasters e proprietários de sites a “desenharem” as suas páginas, de modo a que estas apareçam bem classificadas nos motores de pesquisa.

No novo site refere-se a forma como o Google, o Yahoo! e o Bing indexam as informações e elaboraram os seus rankings, oferecendo-se uma lista de temas sobre como tratar mais de 100 itens, onde se incluem categorias que vão desde filmes à fotografia, passando pela música, etc.

Com a iniciativa, as gigantes das buscas querem essencialmente criar um vocabulário comum ao nível do markup (código base usado para escrever páginas Web) de conteúdos.

Num site relacionado com a área do cinema, por exemplo, o webmaster pode adicionar algumas das tags específicas sobre o tema, disponibilizadas pelo Schema.org, que irão ajudar os motores de busca a identificarem melhor o conteúdo do site, mostrando as páginas em causa em pesquisas relacionadas.

“À medida que os webmasters adicionarem estas tags aos seus sites, os motores de busca poderão oferecer melhores resultados, tornando mais fácil ao utilizador encontrar a página pretendida”, refere Steve MacBeth, director de programação do Bing, no blog da empresa.

Nota de Redacção: Corrigidas gralhas no texto, tal como apontado por um dos nossos leitores.