A Google já confirmou que vai obedecer à decisão da justiça brasileira, bloqueando os vídeos publicados no YouTube com ofensas a Alcides Bernal, candidato às eleições municipais no Brasil. Fábio Coelho, diretor geral da Google Brasil considerou que este é o "efeito de intimidação à liberdade de expressão".

Num texto publicado no blog da empresa, o mesmo explica que "o nosso último recurso contra a ordem judicial não foi válido, de forma que agora não temos outra escolha senão bloquear o vídeo no Brasil. [...] Estamos profundamente desapontados por não termos tido a oportunidade de debater plenamente na justiça eleitoral os nossos argumentos de que tais vídeos eram manifestações legítimas da liberdade de expressão e deveriam continuar disponíveis no país".

A ordem judicial referida por Fábio Coelho determinava que a Google Brasil deveria proceder à remoção dos vídeos considerados ofensivos, mas a empresa nunca tomou nenhum atitude em relação aos conteúdos, considerando estar a agir em conformidade com a lei local e reafirmando assim a sua luta pela liberdade de expressão.

Face à desobediência, o Tribunal Eleitoral de Mato Grosso do Sul deu ordem de prisão ao diretor geral da Google Brasil por incumprimento da ordem judicial. Depois de questionado Fábio Coelho acabou por ser libertado horas depois.

O juiz chegou a determinar também o bloqueio do acesso ao YouTube na região de Campo Grande, mas com a garantia de que os vídeos serão apagados essa decisão não chegará a ter efeito.

Num comunicado onde explica todo o processo, e a decisão da Google de retirar os vídeos, Fábio Coelho adianta que "apesar disto vamos continuar com a nossa campanha global pela liberdade de expressão, não só porque é um pré-requisito para uma sociedade livre, mas também porque mais informação significa mais escolas, mais poder, mais oportunidades económicas e mais liberdade para as pessoas".

Para além dos vídeos bloqueados pela Google, Fábio Coelho indicou ainda no seu comunicado que "Ironicamente, o usuário que publicou um dos vídeos acabou por removê-lo e fechou sua conta no YouTube".

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico