O Google avança hoje com o seu próprio sistema de pagamentos para compras online. O Google Checkout pretende ser uma alternativa de pagamento de fácil utilização para o cliente, que fornece previamente um conjunto de dados à empresa, por forma a que na altura da compra seja apenas necessário fazer um simples clique, detalha a empresa.



A forma de funcionamento do sistema para o cliente - que terá de criar uma conta de utilizador - pretende simplificar o processo actualmente em vigor com muitos dos sistemas de pagamento online, que obrigam o cliente a preencher diferentes formulários para diferentes espaços de compra, e oferecer uma única localização para aceder a informação sobre pagamentos diversos.



Aos lojistas o Google cobra 20 cêntimos de dólar por cada transacção, mais 2,2 por cento sobre o valor da compra, embora aqueles que anunciam no Google estejam livres de taxas sempre que o valor da compra seja 10 vezes superior ao valor gasto no anúncio.



O Google garante que as taxas cobradas aos lojistas representam um desconto face à maioria dos sistemas concorrentes que em média cobram mais um por cento por cada transacção.



O sistema que suporta o Google Checkout já era usado pela empresa em serviços premium como o Google Earth, o Google Video ou o Picasa Web e foi agora alargado a todo o mercado.



A empresa admite que o sistema venha também a poder ser utilizado em telemóveis, mas para já a prioridade é divulgar o produto criado para a Internet e firmar parcerias que ajudem à sua divulgação, como o acordo já anunciado com o Citibank.



Para já o Google Checkout está apenas disponível nos Estados Unidos onde enfrenta a concorrência de outros sistemas de pagamento online como o PayPal, já disponível em vários países.



Notícias Relacionadas:

2006-06-16 - Google experimenta novo sistema de pagamentos online

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.