A aliança criada pela Google, intitulada de Digital News Initiative, será lançada em parceria com oito jornais europeus, incluindo o El País, o The Financial Times e o The Guardian. Algumas organizações europeias líderes na área do jornalismo, como a European Journalism Centre, também farão parte do projeto.

O objetivo da iniciativa, aberta a qualquer entidade, é incentivar o desenvolvimento de um ecossistema de notícias sustentável e promover a inovação no jornalismo digital.
“A Internet proporciona oportunidades enormes para a criação e a distribuição do jornalismo de qualidade”, declarou em comunicado Carlo D’Asaro Biondo, presidente das relações estratégicas da Google na Europa. “Porém, há também questões legítimas sobre como podemos manter o jornalismo de qualidade na era digital”, completou.

A Estrutura do Projeto

As áreas de atuação serão três. Primeiro, a Google e os editores irão formar um grupo de trabalho para explorarem o desenvolvimento de produtos que permitam aumentar receitas, o tráfego e o envolvimento com as audiências.

Depois, a gigante de notícias irá disponibilizar 150 milhões de euros para projetos que apresentem novas abordagens para o jornalismo digital. Qualquer pessoa que trabalhe na inovação de notícias online poderá candidatar-se, incluindo publishers exclusivamente online e startups de base tecnológica relacionados com o mundo da tecnologia da informação.

Finalmente, a Google irá investir em novos recursos para o desenvolvimento das competências de jornalistas e das redações na Europa e irá financiar a investigação que possa contribuir para reforçar o panorama dos media. Uma das medidas será a criação de bolsas para investigação académica na área do jornalismo computacional.

Recorda-se que este esforço da Google surge poucos meses depois de a tecnológica ter decidido encerrar o serviço Google News em Espanha, depois de ter sido obrigado a compensar os meios de comunicação de quem agregava notícias. O caso é apenas um exemplo do braço de ferro que a tecnológica tem travado na Europa com empresas da área dos media.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico