O Google abriu um novo canal de informação dedicado à área financeira. O novo Google Finance está para já disponível em versão de testes e permite aceder a notícias financeiras, cotações de empresas, gráficos, históricos ou pesquisar informação sobre empresas cotadas através de um sistema por palavra chave.



A informação disponibilizada é o resultado de um conjunto de parceria com empresas especializadas nesta área como a Reuters, Hoover e Morningstar, entre outras.



Face ao principal serviço de informação financeira oferecido por uma empresa de Internet (o Yahoo), o novo Google Finance permite visualizar notícias acompanhadas pelo histórico de preços das empresas envolvidas em vários períodos temporais, sendo que as notícias anexadas a esse histórico se alteram em função das datas consultadas.



Outra das diferenças relativamente ao Yahoo reside no facto do Google apostar em mais 4.500 fontes de informação, enquanto o Yahoo aposta apenas em algumas dezenas de empresas especializadas e conceituadas para fornecer resultados de pesquisa sobre informação financeira. O novo serviço do Google distingue-se ainda pela oferta de portfólios de stocks, localizador de fundos mediante performance e ligação a outros sites financeiros onde também se inclui o Yahoo, o MSN ou a AOL.



No que se refere ao Yahoo um dos principais factores de diferenciação do serviço financeiro é a disponibilização de links para research do mercado de capitais, informação sobre planeamento de reformas ou download de folhas de cálculo para realizar cálculos financeiros.



Na sua área de notícias o Google cortou recentemente relações com o serviço de agregação de comunicados de imprensa I-NewsWire na sequência de uma experiência levada a cabo por um professor usando esse serviço.



O homem tentava testar a capacidade do Google News para filtrar notícias falsas provenientes das suas fontes de informação. Assim, submeteu ao serviço de comunicados de imprensa um comunicado dando conta de que o Google tinha feita uma contratação barata de um jovem que iria ser contratado pela empresa de Internet para ajudar a reparar uma falha de segurança no serviço de email Gmail.



A notícia foi agregada pelo Google News e dias depois por outros serviços de notícias online, motivando o corte de relações entre as suas empresas e obrigando a rever as regras de colocação de comunicados no serviço do I-Newswire.



Notícias Relacionadas:

2006-03-20 - Tribunal dá razão ao Google no caso da informação sobre critérios de pesquisa

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.