A Google anunciou que vai encerrar mais um conjunto de serviços para concentrar esforços no desenvolvimento de outros. Entre os serviços com fim à vista estão Google Labs, Buzz, Jaiku, funcionalidades do iGoogle, o Code Search e o University Research Program do Google Search.


O desligamento dos serviços com fim à vista não acontece ao mesmo tempo para todos. O Google Labs fica indisponível já hoje. O Jaiku, que a empresa tinha adquirido em 2007 sai do ar a 15 de janeiro do próximo ano. Na mesma data será descontinuado o Code Search (e respetiva API), criado para ajudar a procurar código open source na web, e desativar as funcionalidades sociais do iGoogle. Quinze de janeiro é ainda a data em que fica indisponível o University Research Program for Google Search, que disponibiliza acesso a uma API para os resultados de pesquisa da empresa a grupo de investigadores académicos.


No que se refere ao Google Buzz, a empresa explica que o fim do serviço - que acontecerá daqui a algumas semanas - significa que os utilizadores vão deixar de poder fazer posts. Mantêm no entanto a possibilidade de ver os seus conteúdos através do Google Profile e descarregá-los usando o Google Takeout.


No blog a Google explica que a morte destes serviços serve para dar à empresa mais capacidade para se focar no desenvolvimento de grandes produtos, centrando esforços naqueles que mostram maior sucesso junto dos utilizadores. É o caso do Google+ que é o destinatário de funcionalidades que a empresa se prepara para deixar de ter noutros serviços, como o iGoogle ou o próprio Buzz.


Recorde-se que já em setembro a Google anunciou que iria descontinuar vários serviços. Nessa altura a empresa comunicou o fim de 10 serviços: Aardvark; Desktop; Fast Flip; API do Google Maps para Flash; Google Pack; Google Web Security; Image Labeler; Notebook; Sidewiki; Subscribed Links.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico