O Google+ deverá ganhar uma versão destinada a empresas "lá mais para o final do ano", avançou o responsável de produto da companhia, Christian Oestlien, que revelou algumas das especificidades a esperar do produto vocacionado para organizações.

O novo serviço "social" da gigante das pesquisas ficou disponível no fim de Junho para um número limitado de utilizadores, que por sua vez puderam convidar um também limitado número contactos para integrar esta fase de testes do produto que alguns acreditam ser o derradeiro concorrente do Facebook.

A Google tem pedido às empresas que não recorram para já à nova ferramenta, uma vez que esta não se encontra optimizada para esse fim, destinando-se nesta fase, ao mercado de consumo. Mas, tal como acontece no Facebook, também este serviço contará com variantes especificamente destinadas a empresas e organizações.

Segundo explicou o responsável, num vídeo publicado online para dar novidades sobre o serviço, a versão para empresas contará com especificidades como ferramentas de análise estatística ou a possibilidade de associar um identidade no Google+ a outras serviços da Google a que a organização também recorra com frequência, como o AdWords.

O principal obstáculo à utilização do novo serviço pelos clientes empresariais nesta fase, prende-se com a falta de compatibilidade entre o Google Apps e o Google Profiles, sendo que a existência deste último é condição essencial para usar a nova "rede social".

De acordo com os responsáveis pelo serviço, a empresa tem vindo a trabalhar numa solução para o problema há vários meses, mas ainda há alguns dificuldades a ultrapassar.

"Neste momento, estamos muito focados em optimizar a experiência de utilização pelo consumidor", afirma Christian Oestlien, "mas temos uma óptima equipa de técnicos a desenvolver uma experiência optimizada para as empresas", cita a InformationWeek.

Numa primeira fase, a Google irá admitir um pequeno grupo de empresas para testarem as novas valências do serviço, num piloto destinado a testar a forma como os utilizadores vão interagir com os perfis de marcas comerciais usando as várias funcionalidades do Google+. As organizações interessadas em participar têm à sua disposição um formulário online, que podem preencher desde já.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.