O Google decidiu comemorar a passagem do primeiro aniversário de existência do Gmail duplicando a capacidade de armazenamento das suas caixas de correio para os 2 GB. O serviço continuará oficialmente em versão beta e o acesso ao mesmo reservado apenas a “convidados” - ao contrário do que se chegou a especular nas últimas semanas.



Os responsáveis do Google recusaram-se a precisar quando é que o estatuto de versão experimental do Gmail poderá mudar, mas confirmaram que pretendem manter uma versão gratuita do serviço, embora o acesso pago também seja uma opção.



Entretanto, os utilizadores do Gmail poderão continuar a usufruir da larga capacidade de armazenamento das suas caixas de correio que ainda poderá vir a ser maior. "O nosso objectivo é fazer com que o armazenamento deixe de ser um problema para os nossos utilizadores", afirmou Marissa Mayer, directora da área de produtos Web de consumo no Google, citada pela Associated Press.



Quando o Google apresentou o Gmail, os seus principais rivais Yahoo e Microsoft ofereciam apenas 4 megabytes e 2 megabytes de capacidade de armazenamento, respectivamente. Entretanto as capacidades das caixas de correio do Yahoo Mail e do Hotmail aumentaram para os 250 MB.



Já na semana passada, e antecipando-se à presumível disponibilização do Gmail em regime geral, o Yahoo fez saber que os utilizadores do seu serviço de correio electrónico poderiam usufruir, gratuitamente, de 1 GB de capacidade para guardarem as suas mensagens e todos os ficheiros anexos a partir do dia de hoje (ver Notícias Relacionadas).



Tanto o Yahoo como a Microsoft disponibilizam 2 GB de capacidade aos utilizadores mediante uma subscrição anual de 20 dólares.



Notícias Relacionadas:

2005-03-23 - Mail do Yahoo chega ao gigabyte a partir de Abril

2004-04-01 - Google vai lançar serviço de email com um 1 gigabyte