A informação foi recolhida pela Deepfield, que em 2010 analisou os mesmos dados e alocou à Google apenas 6% do tráfego gerado com a navegação na Internet nos Estados Unidos. Em 2013, o valor disparou para os 25%, algo que se deve à forte expansão dos serviços online da empresa.



"Durante um dia normal 60% dos dispositivos/utilizadores trocam tráfego com os servidores da Google", detalham os responsáveis pela pesquisa, que analisaram informação proveniente de diferentes tipos de dispositivos com ligação à Internet.



O crescimento registado nesta nova análise garante um recorde à empresa de Internet, e faz disparar a relevância da Google nesta área para níveis que superam os valores do Facebook, Netflix e Twitter combinados.



O tráfego Internet da responsabilidade da Google é um reflexo da existência e utilização massiva de serviços com o Analytics, o armazenamento ou a publicidade, ou mesmo devido a projetos como o Google Fiber.



Outro elemento de relevo nesta escalada de relevância é a expansão do projeto Google Global Cache, uma extensão da infraestrutura Google que leva servidores da empresa até aos ISPs como forma de facilitar o acesso aos conteúdos da empresa, garantindo maior rapidez na resposta aos pedidos do utilizador e menores custos de transporte na rede para os operadores.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.