A informação foi recolhida pela Deepfield, que em 2010 analisou os mesmos dados e alocou à Google apenas 6% do tráfego gerado com a navegação na Internet nos Estados Unidos. Em 2013, o valor disparou para os 25%, algo que se deve à forte expansão dos serviços online da empresa.
"Durante um dia normal 60% dos dispositivos/utilizadores trocam tráfego com os servidores da Google", detalham os responsáveis pela pesquisa, que analisaram informação proveniente de diferentes tipos de dispositivos com ligação à Internet.
O crescimento registado nesta nova análise garante um recorde à empresa de Internet, e faz disparar a relevância da Google nesta área para níveis que superam os valores do Facebook, Netflix e Twitter combinados.
O tráfego Internet da responsabilidade da Google é um reflexo da existência e utilização massiva de serviços com o Analytics, o armazenamento ou a publicidade, ou mesmo devido a projetos como o Google Fiber.
Outro elemento de relevo nesta escalada de relevância é a expansão do projeto Google Global Cache, uma extensão da infraestrutura Google que leva servidores da empresa até aos ISPs como forma de facilitar o acesso aos conteúdos da empresa, garantindo maior rapidez na resposta aos pedidos do utilizador e menores custos de transporte na rede para os operadores.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
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