Michael O Leary, CEO da Ryanair, não é comedido quando fala do projeto que a empresa tem desenvolvido em parceria com a Google. Na opinião do executivo o resultado final vai rebentar com a concorrência e vai mudar para sempre a forma como os utilizadores compram bilhetes para as viagens de avião.

De acordo com a entrevista dada pelo diretor executivo ao Sunday Independent, até a forma como os internautas vão pesquisar e escolher as viagens será diferente do que tem sido praticado até agora. A Raynair é uma das empresas que está a fornecer preços de viagens à Google para a nova ferramenta.

O CEO confirmou que a empresa de Mountain View está a desenvolver uma plataforma própria de comparação de preços - ao estilo da eDreams e Skyscanner - e de que será possível escolher rotas a seguir - possivelmente através da integração com o Google Maps.

"Eles querem lançar o produto connosco [Ryanair] e nós estamos a trabalhar com eles para lançar esse tipo de produto", disse Michael O Leary.

O secretismo não deverá durar muito mais tempo, já que segundo as indicações do diretor executivo da companhia de voos low cost o projeto deve ficar concluído no final de março. Um porta-voz da Google disse ao CNet que de momento a empresa não tem nada a revelar.

Michael O Leary também revelou que a Google mantém o seu modus operandi no desenvolvimento desta nova plataforma, suportando todos os custos e não pedindo dinheiro a qualquer empresa. A Google apenas quer os dados relativos aos voos e aos preços, depois a monetização faz-se através da publicidade.

O CEO também prevê que dentro de cinco anos a maioria dos utilizadores vai comprar utilitários à Ryanair, como embarque prioritário mesmo antes da viagem, através de dispositivos móveis.

Atualmente a Google já tem uma ferramenta de pesquisa de voos, o Google Flight, e também integra em alguns países os dados dos voos com o serviço de notificações inteligentes Google Now.


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