A Google vai encerrar mais serviços, comunicou a gigante das pesquisas numa mensagem publicada no blog oficial. Desta feita, são os utilizadores de empresas ou integrados em organizações os principais afetados pelas extinções previstas.

No grupo de produtos a extinguir estão três tipos de aplicações, mas também uma lista de blogs oficiais de produtos e serviços de entre os mais de 150 que a Google mantém e que afirma serem atualizados com pouca frequência ou serem "redundantes".

De acordo com a empresa, isto não significa que a Google vá partilhar menos informação, significa apenas que vai passar a recorrer aos seus canais mais populares para fazê-lo garante na nota assinada pelo responsável pela área de engenharia, Max Ibel.

Segundo a Google, os produtos cuja extinção foi anunciada esta sexta-feira vêm juntar-se aos mais de 50 que sofreram alterações ao longo deste ano, entre serviços cujas funcionalidades foram integradas noutros produtos e aqueles que foram simplesmente encerrados.

Google Apps for Teams, Google Listen e Google Video for Business serão todos encerrados antes do inverno, comunicou a empresa.

O primeiro será o Apps for Teams - que permitia aos utilizadores com endereços de email empresariais ou de estudante autorizados realizarem trabalho colaborativo recorrendo a aplicações como o Google Docs, Calendar e Talk. A aplicação tem data de encerramento agendada para 4 de setembro, sendo as contas de email que beneficiavam deste "regime" transformadas em contas pessoais Google. A gigante afirma que verificou que o recurso não era tão útil às pessoas como inicialmente tinha previsto e garante que não terá quaisquer implicações noutras edições das Google Apps.

Outra das soluções destinadas a empresas que tem os dias contados - até 1 de novembro, mais precisamente - é o Google Listen. A criação saída dos Google Labs em agosto de 2009, para ajudar a pesquisar e ouvir podcasts, vai ser descontinuada porque "com o Google Play, as pessoas passaram a ter acesso a um leque mais alargado de aplicações para podcasts", escreve a empresa. Quem já tiver a aplicação instalada pode continuar a usá-la até novembro, mas depois disso a função de pesquisa deixa de funcionar. Os utilizadores podem aceder à sua lista de canais subscritos no Google Reader e descarregá-la através da funcionalidade Import/Export, acrescenta-se.

Tem ainda fim anunciado, para "este outono", o Google Video for Business. A solução de alojamento e partilha de vídeos a que os clientes Google Apps empresariais e académicos recorriam para comunicação interna será encerrada com a consequente migração (gratuita) dos conteúdos para o Google Drive.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes