O evento anual dedicado a developers parceiros da Google está de regresso este ano depois de um hiato em 2020 devido à pandemia de COVID-19. No entanto, a o Google I/O 2021 será totalmente realizado em formato digital, devido às questões de segurança dos intervenientes. Mas a Google promete um evento repleto de novidades durante os três dias, começando com a conferência habitual de Sundar Pichai, às 18h00 (hora de Lisboa) no dia 18, esperando-se alguns anúncios ao nível das suas aplicações, funcionalidades e sistema operativo Android.

Poderá acompanhar em direto a partir do canal do YouTube, com acesso totalmente gratuito. E a Google até convida a todos os interessados a partilhar uma fotografia com a comunidade, através do IO Photo Both, que não é mais que uma máquina de fotos instantâneas em formato digital. Apenas tem de submeter a sua melhor pose para aparecer no evento.

A Google não revelou nada oficialmente, mas os especialistas em levantar a ponta do véu, e considerando aquilo que foi anunciado em anteriores edições, espera-se novidades no sistema de inteligência artificial Google Assistant, para o Google Maps, o G Suite para profissionais, o motor de pesquisa, Wear OS, e claro, o seu sistema operativo para smartphones, com novidades para o Android 11 e muito provavelmente para o seu sucesso, Android 12. Realidade aumentada, IA e computador vision são temas que também devem ser falados.

O evento deve focar-se sobretudo no software, pelo que não deve haver anúncios sobre periféricos ou hardware. Talvez algumas novidades sobre o Pixel Buds, altifalantes para smart home Nest.

Novidades sobre o Android 12

Há dias que correm rumores sobre as novidades do próximo sistema operativo Android 12, que já está disponível em beta para os developers, esperando-se em breve esta ser aberta a todos. Até porque, por norma, a sua versão “vanilla” é lançada em agosto/setembro nos primeiros smartphones Google Pixel. A fabricante tem também tendência a escolher alguns modelos de outras fabricantes, nomeadamente da Samsung, Oppo, Xiaomi e Nokia.

A Google vai manter as questões da privacidade e segurança como prioritárias, dando continuidade às novidades inseridas recentemente no Android 11. As permissões dadas individualmente às apps para aceder às funcionalidades do equipamento, por exemplo, dá maior controlo aos utilizadores. Espera-se também que as notificações continuem a ser refinadas para se tornarem mais úteis e menos intrusivas, sobretudo gerando menos spam.

Há também quem refira que a Google se prepara para fazer a maior mudança gráfica e de interface das mais recentes versões, salientando mais Widgets e mais funcionalidades para o ecrã de bloqueio. E também uma tendência de interagir com o ecrã do smartphone utilizado apenas o dedo polegar de uma mão. Também a orientação do rosto pode ser identificada pela câmara, ajustando um pouco mais a disposição dos elementos do ecrã.

A questão da apresentação de uns novos Pixel Buds tem sido levantada, em primeiro lugar porque foi detetada uma entrada na FCC, a entidade que regula os equipamentos de comunicação, um dos indicadores da existência do produto. E depois, porque no início de maio foi colocado online na conta de Twitter do Android um anuncio “sem querer”, e imediatamente apagado, do Pixel Bud série A, mas que os prints não deixar “evaporar” da internet.

tek google buds

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.