O Google I/O, o evento anual da gigante de Mountain View, está de regresso em formato virtual. Como anunciado por Sundar Pichai, CEO da Alphabet e da Google, a conferência está vai decorrer entre os dias 11 e 12 de maio, sendo transmitida diretamente do anfiteatro Shoreline, na Califórnia.

Para já, os detalhes acerca do que a Google poderá apresentar ainda são escassos, mas acredita-se que o Android 13 seja um dos pontos centrais do evento. Em fevereiro, a empresa disponibilizou a primeira versão de testes do Android 13 para programadores, permitindo antecipar algumas das principais novidades da próxima versão do seu sistema operativo.

O que há de novo no Android 13? Google revela primeiras novidades
O que há de novo no Android 13? Google revela primeiras novidades
Ver artigo

De acordo com a Google, a segurança e a privacidade vão ser duas preocupações centrais da nova versão do sistema operativo. O Android 13 vai continuar a apostar em temas personalizados e, no que toca ao desenvolvimento e atualização de apps, há novas ferramentas que vão ajudar a personalizar o aspeto ou as configurações das aplicações.

Espera-se que a primeira versão Beta do Android 13 chegue em abril, com versões mais estáveis previstas para os meses de junho e julho. Segundo a timeline publicada pela Google, a versão final do novo sistema operativo, completamente pronta a usar, será só disponibilizada mais tarde.

tek Timeline Android 13
tek Timeline Android 13 créditos: Google

De acordo com rumores que circulam online, na edição de 2022 do Google I/O poderá também haver espaço para novidades sobre o Wear OS e Chrome OS.

Recorde-se que, no Google I/O 2021, a tecnológica apresentou um vasto conjunto de novidades, com destaque para o Android 12, Google Maps e Wear OS.

Clique nas imagens para recordar a edição de 2021 do Google I/O