A Google disponibilizou a primeira versão de testes do Android 13 para programadores, que permite antecipar já algumas das principais novidades da próxima versão do sistema operativo móvel.

A empresa sublinha que a segurança e a privacidade vão ser duas preocupações centrais da nova versão e a ilustrar dá destaque a uma nova opção para selecionar fotos e vídeos no SO, que passa a limitar a autorização necessária para fazer essa partilha, aos conteúdos em questão. Ou seja, como já é possível fazer com documentos, o utilizador deixa de ter de autorizar que a aplicação tenha acesso a todas as fotos e vídeos, apenas para poder partilhar uma. Poderá conceder essa autorização apenas para aquele conteúdo em concreto.

Esta é aliás uma funcionalidade que não ficará limitada ao Android 13, mas que a Google pretende fazer chegar também a versões mais antigas do SO, através de uma atualização do Google Pay. O plano é levar a nova opção a todos os utilizadores com Android 11 ou superior.

Dando seguimento a uma aposta já patente no Android 12, a versão seguinte do sistema operativo vai continuar a apostar em temas personalizados. A opção de usar ícones dinâmicos deixará agora de estar “confinada” às aplicações Google, para poder ser usada em qualquer uma.

Com esta funcionalidade, qualquer app pode adotar um ícone com uma cor que combine com o papel de parede escolhido para o dispositivo. Esta é uma novidade que vai chegar primeiro aos smartphones Pixel, mas a Google garante que já está a trabalhar com outros fabricantes para alargar o âmbito da novidade.

tek - Icones temáticos no Android 13
créditos: Google

Nas novidades mais direcionadas para o desenvolvimento e atualização de apps, destaque ainda para novas ferramentas que vão ajudar a personalizar o aspeto ou as configurações das aplicações, sem o que o utilizador tenha de sair do ambiente da app, ou a ativar uma língua diferente daquela que é usada no sistema operativo.

Android 12: quais são as novidades do novo sistema operativo da Google?
Android 12: quais são as novidades do novo sistema operativo da Google?
Ver artigo

Na área da privacidade, também menos óbvio para o utilizador final, mas com impacto na experiência de utilização das aplicações no ecossistema Android, a versão 13 do SO vai facilitar a identificação e ligação das apps a pontos Wi-Fi próximos, sem exigir que a app tenha permissões de localização (se não precisar delas para outros efeitos).

Entretanto surgiram também já informações de outras novidades integradas na versão 13 do Android, que não foram destacadas pela Google, mas que têm sido reportadas por programadores que já começaram a trabalhar com ela.

Por exemplo, a possibilidade de perfis convidados usarem aplicações instaladas no smartphone por outros utilizadores, ou a existência de um novo modo silencioso, que permite remover quase todas as notificações de sons e vibrações, assegura o site 9t05 Google. O telefone continuará a vibrar apenas quando o scanner de impressões digitais é usado, ou quando o carregador do dispositivo é ligado. Note-se que o modo silencioso atual mantém a vibração para várias outras interações.

Outra novidade reportada pelo site Android Policy é a adição de novas opções ao menu de notificações, como sejam o modo só com uma mão ou scanner de códigos QR, para facilitar a ativação dessas funcionalidades.

tek QR Code no Android 13

Note-se que esta é a primeira versão de testes do Android 13 para programadores apenas. Até março serão lançadas outras e em abril deve chegar a versão Beta da nova geração do Android. Na timeline publicada pela Google prevê-se que a versão esteja estável em junho-julho. A versão final, completamente pronta a usar, será disponibilizada mais à frente, este ano. Recorde-se que o Android 12 ficou disponível em outubro de 2021.

tek Timeline Android 13
créditos: Google

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.