O Google adicionou uma nova ferramenta às suas opções de pesquisa, desta vez dedicada à busca de patentes registadas nos Estados Unidos. Através do Google Patent Search os utilizadores poderão procurar inúmeros artigos de entre os cerca de sete milhões de patentes registadas utilizando palavras chave, ano de invenção, número de registo ou o nome do inventor.



O novo serviço inclui imagens de algumas das patentes registadas, onde se incluem nomes como Thomas Edison e Alexander Graham Bell. Apesar de incluir todas as invenções desde 1790, o motor de pesquisas não contem as patentes que estão dependentes de aprovação, as internacionais e as mais recentes (deste ano). Contudo, espera-se que, dentro em breve, o serviço seja alargado e inclua invenções de outros países.



O Google Search Patent está ainda em fase beta mas assume-se como concorrente do motor de buscas do Gabinete de Patentes e Marcas Registadas dos Estados Unidos, a agência oficial utilizada por historiadores, inventores e advogados, entre muitos outros. Contudo a oferta da Google promete diferenciar-se pelos métodos de pesquisa oferecidos e condições de visualização dos artigos.



Doug Banks, engenheiro da Google, escreve no blog corporativo da empresa que esta nova ferramenta é uma extensão da missão da companhia, cujo objectivo é "tornar a informação pública mais acessível".

Notícias Relacionadas:

2006-12-07 - Microsoft anuncia projecto de digitalização de livros

2006-10-31 - Google investe em plataforma wiki com a aquisição da JotSpot