A Google estreou uma loja de aplicações online para o segmento empresarial, onde disponibiliza software de terceiros. Na Google Apps Marketplace são oferecidas soluções de 50 empresas, onde se incluem a Concur, eFax, Intuit ou Jobvite que, em troca, recebem 80 por cento das vendas feitas através da plataforma. Para estar na loja estes parceiros, e todos os que pretendam integrar a plataforma têm ainda de pagar de 100 dólares (cerca de 74 euros) para colocar os seus programas à venda.

Os preços das aplicações deverá variar entre anuidades de 50 dólares (cerca de 37 euros) e as várias centenas de dólares, avança a Associated Press.

Grande parte das soluções oferecem integração com as Google Apps, às quais acrescentam funcionalidades, em mais um esforço por parte da empresa para aliciar os clientes empresariais a adoptarem soluções baseadas na computação na nuvem (cloud computing).

A ideia de fornecer software baseado na Web, ao invés de instalado nos discos rígidos dos computadores, tem sido uma aposta da companhia nos últimos anos, com o lançamento de diversas soluções gratuitas que podem ser depois complementadas com pacotes mais sofisticados mediante o pagamento de uma quantia anual, mas muitos dos clientes empresariais oferecem fortes resistências a soluções deste tipo, devido a preocupações com a segurança e fiabilidade dos sistemas, por exemplo.

A empresa tenta assim alargar o pacote de ofertas e tornar mais atractiva esta via, mas também diversificar as suas fontes de receitas, actualmente concentradas principalmente na publicidade online, e competir com a Microsoft que vem também reforçando a aposta no mercado online e no cloud computing.

Outro dos pontos de interesse da nova loja de aplicações prende-se com as suas potencialidades enquanto suporte para software a utilizar nos computadores de baixo custo com sistema operativo Chrome, desenhado com o foco nas aplicações de base web.

Nota de redacção: A notícia foi corrigida na percentagem recebida pelas empresas que colocam aplicações no serviço.