
A Google anunciou esta quinta-feira o lançamento de um novo serviço público de DNS (Domain Name System) que, segundo a empresa, é capaz de tornar a navegação mais rápida e segura.
O projecto, que ainda está em fase experimental, aposta em melhorias na gestão do tráfego e da cache, cujas falhas são um dos principais entraves a uma navegação mais fluida, acreditam os responsáveis pela iniciativa.
Com o objectivo de diminuir os tempos de espera pelo carregamento das páginas, foram implementadas algumas medidas "standard" e outras que passam por procedimentos experimentais, explica a empresa.
As prioridades passam por recorrer a servidores mais próximos geograficamente dos seus utilizadores - através do seu conjunto de centro de dados - e com uma dimensão adequada ao tráfego que irão suportar (incluindo o malicioso); e apostar numa melhor priorização do tráfego e mais eficiente partilha de cache.
No que respeita à segurança é dada especial atenção aos ataques de spoofing e de Denial of Service, cuja prevenção terá também fortes implicações numa melhor performance dos próprios servidores de DNS, evitando que estes fiquem sobrecarregados, faz notar a empresa.
A Google criou uma página onde explica as vantagens do novo Google Public DNS - como foi chamado - e como alterar as configurações de rede dos websites para que as solicitações de acesso passem a ser encaminhadas para o seu novo serviço.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários