A Google anunciou esta quinta-feira o lançamento de um novo serviço público de DNS (Domain Name System) que, segundo a empresa, é capaz de tornar a navegação mais rápida e segura.

O projecto, que ainda está em fase experimental, aposta em melhorias na gestão do tráfego e da cache, cujas falhas são um dos principais entraves a uma navegação mais fluida, acreditam os responsáveis pela iniciativa.

Com o objectivo de diminuir os tempos de espera pelo carregamento das páginas, foram implementadas algumas medidas "standard" e outras que passam por procedimentos experimentais, explica a empresa.

As prioridades passam por recorrer a servidores mais próximos geograficamente dos seus utilizadores - através do seu conjunto de centro de dados - e com uma dimensão adequada ao tráfego que irão suportar (incluindo o malicioso); e apostar numa melhor priorização do tráfego e mais eficiente partilha de cache.

No que respeita à segurança é dada especial atenção aos ataques de spoofing e de Denial of Service, cuja prevenção terá também fortes implicações numa melhor performance dos próprios servidores de DNS, evitando que estes fiquem sobrecarregados, faz notar a empresa.

A Google criou uma página onde explica as vantagens do novo Google Public DNS - como foi chamado - e como alterar as configurações de rede dos websites para que as solicitações de acesso passem a ser encaminhadas para o seu novo serviço.