A Google anunciou hoje a conclusão das alterações ao sistema de indexação do seu motor de busca, que terão como resultado pesquisas mais eficazes, com conteúdos 70 por cento mais actualizados que no sistema anterior.

A garantia é dada pela empresa numa nota aos meios de comunicação, em que explica que com o novo sistema, denominado Caffeine, é possível "analisar a Internet por partes e procurar ou actualizar o índice de modo contínuo e global".

À medida que são encontradas novas páginas ou nova informação em páginas já existentes, esta é de imediato adicionada ao índice, explica a companhia.

O índice usado antes era constituído por camadas, onde algumas faziam a actualização mais rapidamente que outras, mas a grande maioria só era actualizada de duas em duas semanas. Para actualizar uma camada anterior era preciso analisar toda a Internet, o que atrasava o momento em que esta ficava disponível para o utilizador.

Segundo a Google, o Caffeine permite indexar páginas "numa enorme escala", processando centenas de páginas em paralelo, a cada segundo", acrescentando nova informação "inúmeras vezes por dia".

A empresa avança ainda que vai ser capaz "de fazer mais com o ranking e localização para garantir que os resultados de pesquisa são mais ricos", prometendo mais novidades para o Verão.

Já há algum tempo que se vinha falando sobre o desenvolvimento de uma arquitectura para o Google e, em Agosto de 2009, a própria empresa assumiu que preparava mudanças ao pedir o feedback dos programadores sobre as melhorias na calha.

O objectivo é corresponder às expectativas dos utilizadores, que esperam resultados que acompanhem a nova realidade da Web: a crescente velocidade a que é acrescentada informação e a maior complexidade das páginas - agora maiores em dimensão e variedade de conteúdos, com cada vez mais imagens, vídeos e conteúdos actualizados em tempo real.