Pesquisar no Google pode trazer-nos alguns vídeos como resultado, mas se o utilizador estiver à procura de um segmento em específico, talvez isso não seja assim tão prático. É por isso que a gigante tecnológica vai passar a vasculhar vídeos do YouTube em busca de trechos que correspondam às expressões pesquisadas pelos utilizadores. Desta maneira, ser-lhe-ão apresentados excertos identificados com resultados que podem responder à busca do utilizador.

Numa primeira fase, estes excertos terão de ser identificados pelos próprios criadores de conteúdo, mas os resultados possíveis são animadores. Imagine que quer saber quanto custa subir à Torre Eiffel e que há um vídeo sobre a cidade de Paris, com 15 minutos de duração, publicado por um youtuber de viagens, que tem esse mesmo dado comprimido em apenas 20 segundos. Com este sistema, nos seus resultados de pesquisa, não só receberia as páginas sugeridas do costume, como também este vídeo, que começaria logo no minuto exato onde a informação se encontra.

tek google

Por agora, estes resultados vão apenas funcionar com pesquisas em inglês, mas a Google está a incentivar os criadores a marcarem os seus vídeos com etiquetas que possam ser cruzadas com pesquisas no motor de busca. Para além disso, a empresa conta também com uma lista de parceiros, como a CBS Sports e a NDTV, para adicionarem dados estruturados aos conteúdos audiovisuais que publicam online, de forma a poder oferecer resultados cada vez mais ajustados aos seus utilizadores.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.