O Google pode estar a preparar a entrada no mercado dos classificados online. Banners de publicidade colocados pela empresa em alguns sites estão a despertar a curiosidade da indústria e da imprensa internacional, que interpreta a informação disponível sobre o Google Base como indicativa da entrada da empresa de Internet em mais um segmento de elevada rentabilidade.



Os objectivos do Google Base não foram detalhados pela empresa, que para já se limita a confirmar que está a "testar novas formas de submissão de conteúdos dos utilizadores nos serviços do Google, por forma a complementar as actuais funcionalidades do motor de pesquisa", explica Eileen Rodriguez, porta-voz da empresa citado na imprensa internacional.



De acordo com a mesma fonte, o serviço vai permitir aos utilizadores submeterem informação de um leque alargado de items pessoais, para uma base de dados pública mantida pelo Google. Os anúncios entretanto disponibilizados acrescentam alguns exemplos de informações possíveis de introduzir no serviço, citando áreas como automóvel, serviços de organização de eventos, entre outras. São sobretudo os exemplos que sugerem uma ligação do novo serviço à área dos classificados online, onde empresas como o eBay ocupam uma posição central.



O VnuNet, por seu lado, faz uma leitura diferente das intenções do Google, tendo por base algumas consultas ao mercado e especialistas na área da Internet. Segundo a publicação, o serviço do Google não será mais uma oferta de classificados, mas uma enorme base de dados com todos os tipos de informação, à qual os programadores de software vão poder aceder para carregar as suas aplicações, refere a notícia citando um consultor do Gartner Group.



O consultor ilustra a sua tese com o exemplo de um agricultor que partilha no serviço informação meteorológica útil para a sua actividade agrícola, que poderá ser reutilizada por um programador de software que esteja a desenvolver uma aplicação que ajude a medir estes impactos.



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