Nos últimos dias vários utilizadores partilharam em fóruns públicos a sua frustração com problemas no serviço de armazenamento de ficheiros na cloud da Google, o Google Drive.

Há relatos de pastas e ficheiros desaparecidos, mas também de ficheiros que perderam dados das últimas semanas ou meses, como descreve um utilizador que ficou sem os dados gravados desde 2019 numa folha de cálculo de despesas que só tem guardada no
serviço.

A Google entretanto reconheceu a existência de um problema, que já está a tentar resolver, explicando, que a falha aparentemente está na aplicação para desktop do Drive. São afetadas as versões entre a v84.0.0.0 e a 84.0.4.09. A empresa promete e fazendo atualizações sobre o assunto mas, para já, deixa algumas recomendações.

Os utilizadores não devem usar a opção “desligar conta” na aplicação do Drive no PC, sublinha a Google. Também não devem apagar ou mover uma pasta específica na aplicação: a DriveFS, que terá o aspeto descrito aqui. Quem tiver espaço disponível em disco é mesmo aconselhado a fazer uma cópia no disco local da pasta da aplicação.

Para os clientes que viram os seus ficheiros desaparecerem nos últimos dias, a Google está também a deixar algumas dicas para tentarem recuperá-los, ou pelo menos saber o que lhes aconteceu. Por exemplo, vale a pena verificar o lixo, assim como a informação do painel de atividade, onde é possível ver os ficheiros que foram apagados ou mudados de sítio. O painel de atividade, no entanto, não estará neste momento a dar nota dos ficheiros desaparecidos e por isso, a esse nível não será grande ajuda.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.