O Google apresentou ontem uma nova funcionalidade de pesquisa que permite aos utilizadores encontrar com maior facilidade sites, mapas, empresas, lojas ou outras informação de caracter local. O Google Local pretende satisfazer uma das principais necessidades de quem pesquisa via Internet, garante a empresa com base em pesquisas efectuadas nos Estados Unidos, área de abrangência do serviço, que funciona para já em versão beta.



Segundo Marissa Mayer uma das responsáveis pelo motor de pesquisa, cerca de 70 por cento dos utilizadores de sites de pesquisa estão prioritariamente interessados em resultados com características de proximidade. Esta combinação de resultados globais com recursos locais coloca à disposição dos utilizadores 4,2 mil milhões de documentos web, refere a empresa em comunicado.



A nova funcionalidade responde a critérios de pesquisa que introduzam dados locais como um código postal ou um nome de uma cidade e permitem dar informações concretas sobre moradas, números de telefone ou outras indicações precisas que em alguns casos poderão ser complementadas com um mapa indicativo.



Enquanto melhora a resposta às necessidades dos seus utilizadores, o Google aumenta também o seu potencial de negócio junto dos comerciantes e outras empresas de carácter local, que gastam anualmente cerca de 22 mil milhões de dólares em anúncios nas páginas amarelas. A prazo, o Google conta captar uma fatia importante deste investimento, uma vez que o número de pessoas que utiliza a Internet para efectuar as suas pesquisas a negócios locais é cada vez mais elevado quer nos Estados Unidos - onde se referem os valores de investimento em publicidade - quer no resto do mundo.



O reforço da aposta nas funcionalidades locais acontece também em resposta aos movimentos da concorrência que recentemente apresentou iniciativas neste sentido. O Yahoo lançou na semana passada um serviço idêntico a que chamou SmartView. Antes deste já havia sido lançado o SuperPages.com pela Verizon.



Notícias Relacionadas:

2003-08-07 - Google reforça serviço de publicidade relacionada

2002-12-26 - Yahoo compra Inktomi para reforçar pesquisa

2002-04-15 - Google testa novo serviço de pesquisa para programadores de software sem fins comerciais