O Pentágono exigiu à Google a retirada de algumas imagens do seu serviço de mapas por acreditar que estas comprometem a segurança de algumas bases militares norte-americanas.



De acordo com o general Gene Renuart, o Pentágono falou com a empresa responsável pelo principal motor de busca online alertando para os riscos e espera que a companhia coopere, eliminando algumas imagens, já seleccionadas, do serviço Street View do Google Maps.



Ao que tudo indica, as imagens em causa foram capturadas "por engano" e já foram retiradas, o que parece não corresponder exactamente à verdade, uma vez que a base militar Fort Sam Houston, no Texas, ainda aparecia no mapa após o alerta do Pentágono.



Por sua vez, Larry Yu, porta-voz da Google, confirma contactos com o Pentágono e frisa que "nos casos em que o exército expressou as suas preocupações acerca de imagens apresentadas", a empresa "colaborou", pelo que todas as fotografias que comprometam a segurança das bases serão removidas.



O Departamento de Defesa norte-americano, que por enquanto está a estudar os mapas para apurar se há a necessidade de retirar mais imagens, proibiu ainda a Google de captar imagens em vídeo das suas bases militares.



O Street View é uma aplicação do Google Maps que oferece visualizações de 360º de ruas de 30 cidades norte-americanas. Os utilizadores podem acompanhar uma rua, virtualmente, através do serviço, utilizando o rato para ajustar a visualização da área.



Como tal, o Pentágono sente-se preocupado pelo facto de os utilizadores poderem obter várias perspectivas das bases através da "via pública". Algumas até permitem a visualização dos militares nas várias entrada das instalações, o que acaba por dar a conhecer aos internautas as diversas formas de acesso às bases.



Notícias Relacionadas:

2007-06-22 - Hacker entra no sistema de email do Pentágono