A novidade ainda está em fase de experimentação e com caminho a percorrer para se transformar numa funcionalidade “oficial” do browser, o que nem sequer está ainda garantido. A funcionalidade chama-se Global Media Controls e torna mais fácil colocar um vídeo em pausa, ou mesmo pará-lo sem ter de entrar diretamente no conteúdo.

Uma vez ativada a funcionalidade, o ícone usado para indicar play surge ao lado do link, na zona direita do ecrã onde também está a estrela que permite criar marcadores. Carregando neste ícone abre-se uma janela com várias opções, onde o utilizador pode escolher entre parar o vídeo, colocá-lo em pausa ou avançar e recuar, sem ter de interagir diretamente com o vídeo.

Este é o tipo de atalho que pode ser bem útil para silenciar vídeos em autoplay, que muitas vezes começam a funcionar sem percebermos bem de que separador vêm.

Outras inovações em teste no Chrome Canary

Esta novidade está em testes no Chrome Canary, a versão mais preliminar do browser da Google, onde a empresa e a sua comunidade de programadores testam e aperfeiçoam todo o tipo de inovações, Algumas convertem-se em funcionalidades “oficiais” da versão estável, outras ficam pelo caminho.

No último mês surgiram outras notícias em torno de inovações testadas na fase canário do Chrome, como a personalização de cores dos separadores, da barra de endereços e de outros elementos da interface.

Outra novidade em testes nesta “versão amarela” do browser são novas ferramentas para bloquear anúncios, como divulgava o Techdows na semana passada. Segundo o site, a ferramenta verifica se os anúncios cumprem as normas Better Ads Standards e caso não façam, dando sinais de serem intrusivos e pedirem informação desnecessária do utilizador, este é avisado e o anúncio é bloqueado. Se o utilizador assim entender, pode levantar o bloqueio.

Em relação ao novo controlo de media, sites como o Engadget experimentaram a funcionalidade e adiantam que ainda funciona “aos soluços”, o que é normal nesta fase e aceitável para uma versão do browser recomendada apenas a programadores. Ainda assim, quem pretende pode fazer o download e experimentar o Chrome Canary.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.