Os jornais The New York Times e Washington Post e revistas como a Newsweek e a BusinessWeek estão entre os editores que já se associaram à Google numa nova tecnologia que pretende trazer para a Internet a experiência de folhear publicações, tal como são impressas em papel. A tecnologia Fast Flip foi mostrada ontem numa conferência do TechCrunch e poderá garantir a canalização de mais publicidade para os editores.

A página do projecto, alojada no Google Labs, permite já experimentar o serviço em várias publicações. As páginas são apresentadas como imagens, não editáveis, e quando clicadas remetem para o website original do fornecedor de conteúdos.

Embora este serviço seja propenso a novos entraves da área dos editores, que têm contestado a utilização das notícias online sem qualquer pagamento adicional e os serviços de clipping, mais de três dezenas de editores e sites de Internet já concordaram em publicar os seus conteúdos no Fast Flip.

A Google esclarece porém que, neste caso, está contratualizada a partilha de receitas publicitárias, recebendo os editores o grosso do valor angariado.

Este é mais um passo no sentido de garantir uma melhor integração dos conteúdos offline com o mundo online, assegurando a canalização de receitas para os editores. Ainda recentemente a Google mostrou também um sistema que poderá permitir aos jornais cobrar o acesso a conteúdos ou parte dos seus sites.