A Google tem planos para mudar a experiência do Gmail e vai integrar outros serviços e aplicações na mesma plataforma. O objetivo, segundo a tecnológica, é facilitar o acesso entre a consulta do email ou conversar através do Chat ou Meet, que agora ganham um teto comum.

Essa mudança vai começar a partir do dia 8 de fevereiro, com a possibilidade dos utilizadores começarem por optar entre a nova experiência de visualização, para que comecem a ambientar-se às mudanças. Nas definições os utilizadores podem reverter para a versão clássica do Gmail, caso prefiram.

A partir de abril, a Google diz que os utilizadores que optaram por experimentar, vão começar a ver a nova experiência de navegação por defeito, mas mais uma vez, os utilizadores podem forçar nas definições o regresso ao clássico.

No final do segundo trimestre do ano, ou seja, até ao fim de junho, a nova versão passa a ser a experiência standard do Gmail. A partir dessa data não será mais possível voltar à versão anterior. Da mesma forma que o Chat deixa de ser configurável, à direita da janela do Gmail.

A Google explica que a nova visualização do Gmail vai introduzir um novo menu de navegação que permite facilmente alternar entre a caixa de correio, as conversas importantes ou aceder a encontros de videoconferências no mesmo espaço, sem a necessidade de alternar entre tabs ou janelas. Através das bolhas de notificações será fácil manter a atenção naquilo que for necessário. Em apenas um ecrã é possível ver a lista completa de conversas e espaços, facilitando a navegação.

E o mesmo para as ferramentas do Gmail, sendo possível aceder às etiquetas tal como na versão atual. A Google espera ainda adicionar nos próximos meses resultados de pesquisa que incluam emails ou conversas com outros utilizadores, para facilitar a navegação e encontrar os temas que necessita.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.